ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Facilitadoras capacitam-se em métodos restaurativos

Workshop e seminário ocorrem em Porto Alegre e contam com a presença de Kay Pranis, referência no método

05-06-2018 | 11:18:49

      Nos dias 18 e 19 de junho, 11 facilitadoras em Justiça Restaurativa, formadas através de parceria firmada entre Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e Poder Judiciário, participarão do “Workshop em Círculos de Construção de Paz”, promovido pela Escola Superior de Magistratura da Ajuris. As inscrições foram custeadas pela Smed, que garante a capacitação das profissionais como multiplicadoras da metodologia dos círculos restaurativos.

      O diferencial do evento é a presença de Kay Pranis, estudiosa estadunidense e referência no método, que abordará, entre outros assuntos, a importância de manter a estrutura dos círculos, o objeto da palavra como elemento essencial e a implementação da técnica em diferentes contextos.

Facilitadoras da Smed participaram de formação e receberam certificados em março de 2018. Foto: Ascom/arquivo

      Além de aprender com a experiência de Pranis, a expectativa é de que as facilitadoras pelotenses tornem-se formadoras de novos facilitadores para a Rede Municipal de Ensino, e ajudem a solucionar conflitos no ambiente escolar, por meio da Justiça Restaurativa. A estratégia integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz.

Construção da paz nas escolas

      A Smed também estará representada por duas facilitadoras durante o Seminário Internacional, que ocorre nos dias 20 e 21 de junho, no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. Jussara Cruz e Vera Saavedra participarão da palestra sobre a “Justiça Restaurativa e a Construção da Paz nas Escolas”.

      O evento tem a entrada franca e contará com a presença da pesquisadora Kay Pranis. Além do seminário, haverá o lançamento do programa Escola da Paz durante as atividades.

Tags

justiça restaurativa, paz nas escolas, facilitadoras

Carregando 0%
Carregando 0%