Novo sistema de atendimento busca garantir mais comodidade à população e aos trabalhadores da saúde, no processo de retirada de medicamentos fornecidos pelo Município

Farmácia Municipal registra 190 agendamentos

Novo sistema de atendimento busca garantir mais comodidade à população e aos trabalhadores da saúde, no processo de retirada de medicamentos fornecidos pelo Município
Por César Soares 20-03-2023 | 17:38:54
Tags: Farmácia Municipal , agendamento , atendimento , ampliação , farmácia do Estado , melhorias

A partir desta segunda-feira (20), a Farmácia Municipal de Pelotas entrou em nova fase de melhorias para agilizar os serviços, com a ampliação e qualificação de espaços, além da mais recente novidade - a implementação do sistema de agendamento para a distribuição de medicamentos de competência do Município (Atenção Básica). Até o final da tarde, o novo sistema desenvolvido pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) registrava 190 agendamentos pela população para retirada de medicação. É possível marcar pelo site da Prefeitura por meio do link https://pelotas.com.br/agenda-farmacia

Outra mudança estrutural está na ampliação do espaço de atendimento direcionado às entregas de medicamentos de competência estadual (Atenção Especializada) que, agora, ocorrem, em no prédio à rua Professor Araújo, 1.998, ao lado da Farmácia Municipal (medicamentos da Atenção Básica). No mesmo local, também foi inaugurado um consultório, por meio do programa estadual Farmácia Cuidar+, exclusivo para atendimento com o profissional farmacêutico direcionado a portadores de Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC) e também para pacientes com asma. Os atendimentos são recomendados e encaminhados no ato das buscas pelos remédios.  

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Paganini, as mudanças são fruto de um trabalho de planejamento, há mais de seis meses, buscando qualificar os atendimentos que quadruplicaram nos últimos três anos. "A gente vinha trabalhando nessa qualificação há muito tempo, organizando e planejando a movimentação de estoques para poder fazer a reforma, buscando atender à demanda que teve um acréscimo muito expressivo. Para ter uma ideia, em 2019, fechamos o ano com cerca de cinco mil pacientes retirando medicamentos da atenção especializada e, no ano passado, fechamos com mais de 20 mil", apontou Roberta, atribuindo esse crescimento exponencial aos reflexos do agravamento de doenças e da perda de poder aquisitivo das pessoas com a pandemia. 

Agendamentos

O novo sistema de agendamento já está disponível e passa a ser uma alternativa para dinamizar o atendimento à população, evitando filas e longos tempos de espera. A orientação, segundo o coordenador da Assistência Farmacêutica, Fabian Primo, é que as pessoas passem a agendar de casa, pelo site da Prefeitura - https://pelotas.com.br/agenda-farmacia. Os que retiram medicação na farmácia do Estado devem se organizar para agendar para a mesma data. "Já temos em torno de 190 agendamentos realizados. Ainda é processo inicial e, certamente, será ampliado e garantirá mais conforto e qualidade no atendimento", projetou Primo.  

Equipes e atendimentos 

A ampliação dos serviços passa a contar, agora, com seis guichês de atendimento Especializado, sendo um de triagem para orientações e informações aos pacientes, quatro do Município, oito estagiários dos cursos universitários, além de outros 20 servidores que cuidam de toda a parte administrativa, como pedidos, recebimento, dispensação no local e para toda a rede municipal (UBSs e Farmácias Distritais). Atualmente, as Farmácias Municipal e do Estado atendem cerca de 850 pacientes por mês.

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