ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Fenadoce apresenta habilidade dos detentos

Artesanato foi exposto, sábado, no estande da Prefeitura

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 10-06-2018 | 17:35:15

Servidores do Presídio Regional de Pelotas (PRP) levaram o artesanato confeccionado pelos apenados para exposição no estande da Prefeitura nos pavilhões da 26ª Fenadoce, no último sábado (9). “É importante mostrar a comunidade o trabalho que é feito no presídio”, disse a diretora do presídio, Fabiane Oliveira.

A mostra que reuniu trabalhos feitos à mão como objetos e utensílios em madeira, esculturas em papel dobrado, potes de concreto e puffs é resultado de uma importante ação desenvolvida através do Pacto Pelotas pela Paz, denominada Segunda Chance, que atua na reintegração social, atenção ao egresso e prevenção da reincidência, através da geração de emprego, suporte e inclusão no mercado de trabalho. Em parceria com o PRP já existe o Mão de Obra Prisional no SUS (MOP SUS), projeto premiado nacionalmente, que faz uso das habilidades dos detentos do regime semiaberto para reforma e ampliação de prédios públicos.

Também foi construída uma fábrica de tubos de concreto no presídio para os apenados do regime fechado construírem artefatos e as mulheres poderão trabalhar com o artesanato em concreto. A administração municipal aguarda ainda uma definição, a nível estadual, para trazer o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Socieducativo a Case Pelotas, que já oferece oficinas de música e teatro aos menores infratores.

Segunda Chance, Artesanato, 26ªFenadoce, Pacto Pelotas pela Paz