Festival do SESC termina sexta com concerto no Largo do Mercado
Nesta quinta, o destaque fica por conta da Banda Sinfônica Acadêmica, no Guarany. Prefeitura de Pelotas é apoiadora institucional do evento
*Foto de capa: Flávio Neves/Arquivo
A 14ª edição do Festival Internacional SESC de Música se aproxima do final, mas quem não conseguiu aproveitar, ainda tem tempo: nesta quinta e sexta-feira (29 e 30), últimos dias do evento, haverá 11 apresentações, entre recitais, cameratas e concertos de banda e orquestra. A Prefeitura de Pelotas é apoiadora institucional do evento realizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) há 14 anos no município e que está consagrado como um dos maiores eventos de formação e difusão musical da América Latina. A expectativa dos organizadores é de que milhares de pessoas lotem o Largo do Mercado Central e parte do entorno da Praça Coronel Pedro Osório, a partir das 20h desta sexta, para assistir o concerto de encerramento do Festival com a Orquestra Sinfônica Acadêmica, como tem acontecido há vários anos.
"Para Pelotas, o Festival Internacional SESC de Música é muito mais do que uma programação cultural: ele é um verdadeiro encontro entre formação, criação artística e acesso democrático à cultura. Trata-se de um evento que projeta a cidade no cenário nacional da música, ao mesmo tempo em que gera impacto direto na economia criativa .A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem orgulho de ser apoiadora deste Festival porque ele dialoga diretamente com nossa política pública de valorização dos artistas, de formação de público e de qualificação da vida cultural da cidade", disse a secretária de Cultura, Carmem Roig.
Formada pelos alunos do Festival, a Orquestra Sinfônica Acadêmica, sob regência de Evandro Matté, apresentará uma celebração à diversidade e à beleza da música de concerto. Com participações do Coral da Sociedade Pelotense Música pela Música (SPMM), do Grupo Ballet de Pelotas e do Grupo de Street Dance, a proposta é apresentar um encontro entre o erudito e o popular, a tradição e o contemporâneo.
O programa homenageará os 400 anos das Missões Jesuíticas, os 120 anos do Centro Português de Pelotas e a artista Dicléa Ferreira de Souza, ícone da dança pelotense, com obras do italiano Antonio Lucio Vivaldi (1678-1741), do porto-alegrense Radamés Gnattali (1906-1988) e do cearense Liduino Pitombeira (1962), entre outros. Entre o drama, a elegância e a exuberância, o concerto conduz o público por uma experiência sonora e cênica marcada pela emoção e pela celebração coletiva — a culminância de dias intensos de aprendizado e convivência artística.
O espetáculo terá tradução em libras. Cadeiras serão disponilizadas ao público, mas os organizadores orientam às pessoas que tragam cadeiras de praia, para garantir maior comodidade durante a apresentação.
Nesta quinta-feira (29), às 20h30min, no Theatro Guarany, a Banda Sinfônica Acadêmica, composta por alunos do Festival que se dedicam aos instrumentos de sopro e percussão, regidos pela brasileira Mônica Giardini, apresentarão obras de compositores brasileiros, entre eles os paulistas Fernando Britto (1986) e Fernando Morais (1966) e do estadunidense Claude Smith (1932-1987), celebrando a diversidade e a riqueza da produção musical nacional e internacional para esta formação de orquestra. Os solistas do espetáculo, que também terá tradução em libras, serãoos brasileiros Douglas Braga, no saxofone, Cássia Lima e André Mendes, ambos na flauta.
Em doze dias, a programação do Festival oferece um total de 115 apresentações culturais gratuitas e abertas ao público. Nesses dois últimos dias, cinco apresentações ocorrerão no Conservatório de Música da UFPel e as outras quatro serão no Hospital Espírita, no Lounge SESC do Mercado Central, no auditório da UCPel e na Paróquia Amor Divino da Colônia Santo Antônio (7º Distrito de Pelotas).
Programação dos dias 29 e 30 de janeiro
29/01 (quinta-feira)
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
16h – Grupo de Cordas do Festival – Hospital Espírita*
17h30 às 19h – Apresentações Lounge do Festival (Mercado Público)
19h – Recital de Canto Lírico, Cordas e Piano | Eiko Senda (JAP), Max Uriarte (BRA), Cristian Budu (BRA), Liviu Prunaru (ROM), Sophia Reuter (ALE), Valentina Sviatlovskaia (RUS), Stanimir Todorov (BUL) – Conservatório de Música da UFPel**
20h – Camerata Sesc Pelotas – Paróquia Amor Divino – Colônia Santo Antônio
20h30 – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Mônica Giardini (BRA) – Theatro Guarany** – Com transmissão ao vivo pelo Youtube do Sesc/RS
30/01 (sexta-feira)
10h – Recital Orquestra Jovem Sesc Brasil – Auditório Universidade Católica – UCPel
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
15h – Classe de Canto do Festival – Conservatório de Música da UFPel
19h – Classe de Choro do Festival – Conservatório de Música da UFPel
20h – Orquestra Acadêmica | Regente Evandro Matté (BRA) – Largo Mercado Público** – Com transmissão ao vivo pelo Youtube do Sesc/RS