Também foram vencedoras E.S. Mirim Ramirinho, Bloco Burlesco Candinhas da Cerquinha e as bandas carnavalescas Kibandaço e Dona da Noite (empate técnico)

General Telles é a grande campeã do Carnaval de Pelotas 2026

Também foram vencedoras E.S. Mirim Ramirinho, Bloco Burlesco Candinhas da Cerquinha e as bandas carnavalescas Kibandaço e Dona da Noite (empate técnico)

Por Joice Lima 17-02-2026 | 18:57:32
Tags: carnaval de pelotas , concurso , resultado , pontuação , campeãs

A Escola de Samba General Telles é a campeã do Grupo Especial do Carnaval de Pelotas 2026. Candinhas da Cerquinha venceu na categoria Blocos Burlescos; Ramirinho foi a vencedora entre as Escolas de Samba Mirins e na categoria das Bandas Carnavalescas houve um empate na pontuação total e, portanto, duas vencedoras: Kibandaço e Dona da Noite. O resultado do Concurso Oficial foi divulgado na tarde desta terça-feira (17), na Passarela do Samba do bairro Porto, pela Prefeitura de Pelotas, realizadora desta edição, com apoio da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), e foi acompanhado por integrantes de entidades participantes e imprensa local.

Ao todo, 18 entidades carnavalescas participaram dos concursos das quatro categorias. Os jurados foram contratados com base em seus currículos e experiência em julgamentos em outros carnavais de passarela. Apenas uma concorrente extrapolou o tempo máximo destinado ao desfile – o Bloco Burlesco Bruxa da Várzea, que passou em três minutos o tempo regulamentar e por essa razão teve um ponto descontado do somatório total. Todas as concorrentes cumpriram as obrigatoriedades exigidas nos quesitos a serem avaliados. 

E.S. General Telles. Fotos: Tobias Bernardo
E.S. General Telles. Fotos: Volmer Perez

Grupo Especial

Três Escolas de Samba desfilaram, na noite de domingo (15) e madrugada de segunda-feira (16), na disputa pelo título. Os jurados avaliaram nove quesitos: alegorias e adereços; bateria; comissão de frente; tema-enredo; evolução; fantasias e destaques; mestre-sala e porta-bandeira; samba-enredo e harmonia musical. Cada quesito era avaliado por dois jurados, com nota máxima 10 por quesito, totalizando o máximo de 180 pontos. A campeã General Telles totalizou 179,2 pontos e teve 12 notas 10, nos nove quesitos; em segundo lugar ficou a E.S. Unidos do Fragata, com 178,6 pontos e em terceiro a E.S. Academia do Samba, com 176,6 pontos.

B.B. Candinhas da Cerquinha. Fotos: Tobias Bernardo

Burlescos

Os Blocos Burlescos desfilaram na primeira noite, sábado (14), e madrugada de domingo (15). Os cinco concorrentes foram avaliados em cinco quesitos: humor; animação; alegorias; adereços e bateria. O B.B. Candinhas da Cerquinha venceu com 99 pontos; em segundo lugar ficou o B.B. Bafo da Onça, com 98,3 pontos e, em terceiro, o B.B. Bruxa da Várzea, que teria resultado com a mesma pontuação do Bafo, mas como perdeu um ponto por extrapolar o tempo regulamentar na Passarela, ficou com 97,3 pontos. A Mafa do Colono ficou na quarta posição, com 96,9 pontos, e a Vaca Louca da Várzea na quinta, com 93,3 pontos. 

B.C. Kibandaço e Dona da Noite. Fotos: Manuela Santos

O empate técnico das bandas

Seis Bandas Carnavalescas desfilaram na noite de segunda-feira (16) e madrugada de terça (17). Elas foram avaliadas em quatro quesitos: harmonia musical; conjunto visual; animação e bateria, com pontuação máxima de 80 pontos. No resultado final, duas concorrentes do certame tiveram a mesma pontuação: 79,9 pontos. Como o contrato desta edição – organizado pela Assecap, com o aval de todas as entidades participantes – não previa critérios de desempate, tanto a Kibandaço quanto a Dona da Noite foram consideradas campeãs. Em segundo lugar ficou a B.C. Entre a Cruz e a Espada, com 78,9 pontos; em terceira colocação, a B.C. Leocádia, com 78,7 pontos. Também concorreram as bandas Explosão (77,9 pontos) e Edu Polvo (77,4 pontos).

E.S. Mirim Ramirinho. Foto: Rafael Almeida

Mirins

Na categoria Escolas de Samba Mirins, quatro entidades concorreram ao título na tarde de domingo (15), sendo avaliadas em sete quesitos: alegorias e adereços; bateria; comissão de frente; tema-enredo; fantasias e destaques; mestre-sala e porta-bandeira; e samba-enredo, totalizando um máximo de 140 pontos. A ganhadora foi a E.S.M. Ramirinho, com nota 139; a segunda colocada foi a E.S.M. Mocidade do Simões, com 138,1; em terceiro ficou a E.S.M. Águia de Ouro, que obteve 132,3 pontos, e na quarta colocação a E.S.M. Super Pateta, com 127,2 pontos. 

As urnas

As urnas lacradas, contendo as pontuações conferidas pelos jurados, pernoitaram no quartel da Brigada Militar (BM), que entregou-as pouco antes de ter início o escrutínio, por volta das 13h30min, diante de representantes da Assecap, imprensa e alguns representantes de entidades carnavalescas. Momentos antes de começar a apuração das notas de cada categoria, a organização convidava um representante de cada entidade concorrente a acompanhar o processo, perto da mesa da apuração.

O desfile das campeãs ocorre na noite desta terça-feira (17), na Passarela do Samba:

*às 20h – Campeã das Escolas de Samba Mirins Ramirinho

*às 21h – Campeã das Bandas Carnavalescas Kibandaço

*às 22h – Campeã das Bandas Carnavalescas Dona da Noite

*às 23h – Campeã do Grupo Especial General Telles

*à 0h – Campeã dos Blocos Burlescos Candinhas da Cerquinha   

A ordem de desfile das bandas carnavalescas campeãs foi definida por sorteio, com presença dos presidentes das duas entidades. 

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)