ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

GT de prevenção ao feminicídio se reúne com Paula

Boletim de informações criminais produzido pelo Observatório de Segurança Pública foi primeira ação do Pacto Pelotas pela Paz voltado ao feminicídio

Por Marina Amaral 04-04-2024 | 10:35:05

O Grupo de Trabalho Municipal de prevenção ao feminicídio e enfrentamento da violência contra a mulher realizou, nesta quarta-feira (3), a apresentação para a prefeita Paula Mascarenhas do boletim de informações criminais produzido pelo Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social de Pelotas. É a primeira ação do Pacto Pelotas pela Paz sobre feminicídio na cidade e a prevenção desse crime.

A criação do GT, instituído pelo Decreto Municipal 6.810, foi anunciada em novembro de 2023, ano em que, a partir dos relatórios produzidos pelo Observatório sobre os índices criminais e apresentados nas reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), percebeu-se que o feminicídio se destacava negativamente, com números crescentes. O órgão é composto por representações das forças de segurança e secretarias, Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Pelotas e Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual.

“É com grande entusiasmo que construímos esse grupo para tratar desse tema tão importante, que é combater a violência contra a mulher. Com a experiência de cada um de vocês, teremos condições para tratar desse assunto, criar as políticas públicas e fortalecer a nossa rede de proteção. A expectativa é muito positiva”, avaliou Paula.
Apresentação dos dados - Fotos: Gustavo Vara

Foram apresentados e comparados dados estaduais e municipais, bem como o acompanhamento de Medidas Protetivas de Urgência deferidas pelo Juizado de Pelotas. A discussão do primeiro relatório é o pontapé inicial para que a análise dos números de violência contra a mulher seja ampliada e qualificada. Conforme explicou José Mário da Silva, técnico do Observatório, esse alinhamento permitirá montar o projeto do município e traçar estratégias para o implemento de políticas públicas.

Essa ação, na visão da coordenadora executiva do Pacto, Aline Crochemore, “soma-se a todas as iniciativas já desenvolvidas pela Rede de Enfrentamento à Violência contra a mulher no município, buscando o fortalecimento da gestão baseado em dados, integração de fluxos e direcionamento de esforços aos maiores fatores de risco para feminicídio e outras violências.”

Os números apresentados pelo Observatório

Os dados do Rio Grande do Sul são coletados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. São analisados os feminicídios consumados e tentados, ameaças consumadas, lesão corporal consumada e estupro consumado. Confira a comparação com Pelotas:

* Feminicídio consumado

2022: 111

2023: 80

Queda de 28%

2022: 1

2023: 4

Aumento de 300%

Na comparação com as dez cidades mais populosas do estado, em 2023, Pelotas registrou seis crimes configurados como feminicídio, número inferior ao registrado em Caxias do Sul. Aqui, a totalidade dos feminicídios aconteceram no domicílio das vítimas, que tiveram média de idade, em 2023, de 51 anos.

* Feminicídio tentado

2022: 665

2023: 713

Aumento de 7,2%

No município, o Observatório está analisando os descumprimentos de medidas protetivas, casos de estupro (incluindo de vulnerável), perseguição, sequestro e cárcere privado, importunação sexual, violência psicológica e monitoramento de MPU. Os dados investigados são até fevereiro de 2024 e, do último ano, todos apresentaram significativa queda.

grupo de trabalho, prevenção ao feminicídio, violência contra a mulher, enfrentamento, boletim de informações criminais