ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Habitação e Regularização Fundiária

Habitação popular é entregue com apoio do Banco de Materiais

Prefeita Paula Mascarenhas visitou a nova casa construída por meio de parcerias entre o Município e entidades privadas

Por César Soares 02-06-2022 | 14:39:02

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou na, na manhã desta quinta-feira (2), a entrega simbólica da nova moradia popular, desta vez para a dona Nely, moradora da Bom Jesus. A casa foi construída por meio de uma parceria entre o Município e entidades privadas como a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP).

Paula participa da entrega da nova casa da dona Nely. Fotos: Gustavo Vara.

Após visitar a moradora e a nova construção, a chefe do Executivo parabenizou todos os envolvidos e ressaltou o resgate que esse tipo de ação promove. "Isso é maravilhoso, transforma a vida de uma pessoa. É o início de uma parceria forte dos talentos de cada um, dessa união com a Prefeitura. A gente percebe o quanto uma moradia com dignidade muda a vida das pessoas, de uma família, e é um dos nossos focos. Nós temos o projeto Moradia Digna, que também identifica pessoas em vulnerabilidade, e essa iniciativa de hoje vai se somar a isso", disse Paula, que também agradeceu o apoio e a colaboração com o Banco de Materiais.

A dona da nova moradia da rua 17 da Bom Jesus é a senhora Nely Georgina Almeida de 77 anos, que teve a casa antiga destruída por um incêndio e vivia precariamente, desde então, em uma construção de madeira no fundo do pátio. "A felicidade é demais. Ficou muito bonita e bem-feita, com muita dedicação de todos", observou, bastante empolgada e grata. Quem também reforçou os agradecimentos foi o filho dela, Luiz Almeida. "Uma grande bênção na vida. Só tenho a agradecer todos por essa mudança na qualidade de vida dela", reiterou.

A construção

A parceria teve início com o incentivo de retomar as ações do Banco de Materiais da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, que passou a receber contribuições da AEAP. A partir da identificação da situação de vulnerabilidade de Nely, com o incentivo do grupo Soma, integrado por empresários do setor de revestimentos, decoração e móveis, e da construtora TGF, iniciou-se a mobilização. A nova casa tem 30 metros quadrados, conta com sala, cozinha, banheiro e quarto, foi construída em quatro meses e, nesta quinta-feira, foi entregue à moradora.

Para a presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pelotas, Vivian Magalhães, essa iniciativa é o fruto de uma importante e grande união do Poder Público com a iniciativa privada. "Conseguimos arrecadar valores, o Banco já tinha os materiais e a construtora nos forneceu a mão de obra. Estamos aqui, hoje, muito felizes, entregando essa primeira casa, resultado da valiosa soma de esforços de todos e esperamos poder seguir auxiliando outras famílias", apontou a arquiteta.

Também acompanharam a entrega o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, assistentes sociais do Município e representantes das entidades parceiras.

Habitação popular, nova casa, Bom Jesus, parcerias, empresas, AEAP, prefeitura