
Hospedaria conta com 10 animais disponíveis para doação
A Hospedaria de Grandes Animais, administrada pela Prefeitura, conta, atualmente, com 17 equinos sob sua responsabilidade. Dentre os cavalos, éguas e potrancos, há um animal vítima de maus-tratos e 16 que foram recolhidos por andar soltos em via pública. As doações são específicas para produtores rurais. O interessado precisa apresentar o Modelo 15, que comprova o vínculo à colônia, e um documento de identidade.
Animais aguardam por agricultores interessados na doação - Fotos: Michel Corvello
A Secretaria de Desenvolvimento Rural assumiu a Hospedaria, em fevereiro deste ano, e fez reestruturações nas dependências do local, iniciando pela reforma do galpão que guarda o caminhão de recolhimento dos animais. Para os casos de equinos soltos nas vias públicas, a informação recai diretamente na Hospedaria.
“A Hospedaria é uma das ações importantes do governo, pois trata de preservar e zelar pelos cuidados com os animais que, utilizados para o trabalho, precisam de tratamento adequado, tanto nutricional quanto sanitário, e não os recebe, como constatado no caso dos que são recolhidos por maus-tratos”, salienta o secretário Jair Seidel.
A Secretaria também iniciou o preparo da terra, em área da Hospedaria, que já foi arada para o plantio de azevém e aveia – pastos de inverno – para alimentação dos animais.
Seidel comenta que o encaminhamento dos animais à zona rural os favorece. “Na colônia, o sistema de utilização é adequado às atividades. Para o agricultor, receber um cavalo é um presente de utilidade, um apoio. A Prefeitura, a partir da doação, acompanha com fiscalização sistemática o tratamento dedicado ao animal pelo proprietário.”
Pandemia cancela eventos
Devido à pandemia do coronavírus, que impõe restrições de aproximação física entre as pessoas, eventos que eram regularmente realizados pelo Município, para doação de cavalos, foram cancelados. Agora, o interessado deve procurar diretamente a Hospedaria, localizada na BR-392, Km 71, atrás do Canil Municipal, para manifestar sua vontade de obter um animal. Ao futuro proprietário cabem, apenas, o encaminhamento e a taxa dos exames obrigatórios do equino – mormo e anemia - prescritos pela veterinária do setor.
Animais disponíveis
Dez equinos estão disponíveis para doação. Os animais vítimas de maus-tratos são sempre encaminhados para futuros donos. Não existe possibilidade de serem resgatados pelo proprietário. Na Hospedaria, há apenas um proveniente dessas condições e está pronto para entrega. Dois, além desse, égua e potranco, encontram-se no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebendo cuidados, e não estão contabilizados.
Durante o dia, animais ficam soltos para pastar - Fotos, Michel Corvello
Nove animais recolhidos, por andarem soltos em vias públicas, estão à espera de um novo lar. Na Hospedaria, há 16 enquadrados nesse caso, mas sete ainda estão dentro do prazo de resgate pelos proprietários – 30 dias.
“O cavalo sempre foi um parceiro importante do gaúcho, seja nas lidas ou, seja no entretenimento. Portanto, merece e precisa ter, de todos nós, a maior consideração e o tratamento adequado, que garanta o seu bem-estar”, destaca Seidel.
Para recuperar o cavalo recolhido porque estava solto na rua, o dono precisa pagar uma taxa correspondente a uma Unidade de Referência Municipal (URM - R$ 117,69) dentro de 30 dias. Nos casos de reincidências, o valor aumenta progressivamente. Animais soltos podem provocar graves acidentes. Mantê-los presos é uma responsabilidade dos proprietários.
Alimentação e cuidados
Os equinos sob responsabilidade do Município são alimentados duas vezes ao dia com ração e alfafa. Durante o dia, ficam soltos no campo e, à noite, são recolhidos para seus alojamentos.
Ao chegarem na Hospedaria, os animais são avaliados. Se precisarem de tratamento simples, o recebem no local. Se estiverem muito debilitados, são encaminhados ao Hospital Veterinário da UFPel.
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.