ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Idemar visita estabelecimentos para conhecer a rotina da inspeção

Abatedouro e agroindústria de produtos de origem animal mostram atuação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para garantia da qualidade dos itens comercializados

Por Tânia Magalhães 09-08-2022 | 13:51:49

  

Dois estabelecimentos locais com atividades em produtos de origem animal – Casa Nostra Frigorífico Ltda e Embutidos Mesquita – receberam a visita do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, com o objetivo de conhecer a rotina técnica do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável por garantir a sanidade e a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor. 

Inspeção atua em todos os setores dos estabelecimentos - Fotos: Divulgação/SDR
“O SIM atua sob responsabilidade da Prefeitura. O setor, além de fomentar o crescimento dos empreendimentos, cumpre o papel fundamental de inspecionar a produção de origem animal, garantindo o consumo de alimentos saudáveis. Conhecer a rotina dos estabelecimentos serviu para me certificar que os produtos saem de lá com qualidade. Os cuidados e o acompanhamento técnico vão desde a chegada do animal ou da carne, o abate ou manuseio, as etapas pós mortem ou o processamento, o armazenamento, até a saída da produção para o comércio”, constata o secretário.

Conheça dados sobre os empreendimentos

- Abatedouro Casa Nostra – localizado na estrada da Costa, 2.601, Areal, trabalha com 20 funcionários e abate quatro vezes por semana bovinos e ovinos. 

- Embutidos Mesquita – localizado na rua Leopoldo Brod, 4.583, Três Vendas, é uma unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos, tem registro no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), podendo comercializar em todo o Estado. Atua com oito funcionários e produz em torno de duas toneladas por semana. 

O secretário Idemar Barz, além de acompanhar parte do trabalho da inspeção, também visitou as instalações dos estabelecimentos. Tanto no Casa Nostra como no Embutidos Mesquita, foi recebido pelos proprietários Laurence Ferro e Eduarda Mesquita, respectivamente. O diretor técnico do SIM, Telmo Lena, e a coordenadora, veterinária Ângela Cabana, acompanharam a programação.

Tags

abatedouro, agroindústria de embutidos, visita, inspeção municipal

Carregando 0%
Carregando 0%