II COPSul debate desafios climáticos, sustentabilidade e gestão da região Sul
A cerimônia de abertura contou com autoridades que representam ciência, sociedade e governança para discutir medidas de resiliência climática
A II Conferência Regional Sul sobre Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (COPSul) realizou sua cerimônia de abertura nesta quinta-feira (25), no auditório da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O evento acontece durante os dias 25 e 26 de junho com objetivo de debater os desafios climáticos, de sustentabilidade e de gestão da região Sul.
A II COPSul é uma realização das prefeituras de Pelotas e Rio Grande em conjunto com instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Furg, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os debates visam unir a ciência, sociedade e governança a fim de implementar medidas de resiliência climática, com ações efetivas contra as mudanças do clima que acarretam em alagamentos, secas e calor extremos na região.
A discussão iniciou como uma demanda de tratar da emergência climática do território, principalmente olhando para os mais atingidos pelos efeitos extremos, sobretudo as comunidades indígenas, quilombolas, pescadores e a matriz da agropecuária. O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, que esteve presente na abertura do evento, defendeu que medidas sejam tomadas unindo forças.
As ações do poder público, entidades e sociedade são cruciais para garantir um futuro que respeite o ambiente mas que também gere sustentabilidade econômica”, explicou.
A agenda de ações para que planos internacionais cheguem nas cidades em relação ao clima, é parte das discussões abordadas na conferência, seguindo com estratégias e medidas que enfrentam desafios enraizados no território, como no bioma Pampa, exclusivo do Rio Grande do Sul e que cobre cerca de 68% do estado. A monocultura, silvicultura e até mesmo a contaminação do solo, foram exemplos apresentados que mostram a deturpação da fauna e flora, que ameaçam a biodiversidade e consequentemente, geram mudanças significativas no clima.
As políticas públicas precisam ser reforçadas para proteção do bioma, bem como, garantir um futuro que una desenvolvimento econômico e social com consciência integrada visto ser uma agenda que afeta a condição de produção, evolução e a vida de forma direta. O vice-reitor da UFPel, Eraldo Pinheiro, afirmou que a universidade é parte essencial da discussão.
A natureza não tem fronteiras, temos que garantir um legado para todos. Além das questões do clima, precisamos pensar em como nós iremos nos relacionar com o mundo. A ciência juntamente com tomadas políticas vão nos mostrar este caminho”, disse.
O reitor em exercício da Furg, Ednei Primel, complementou, explicando que a reconstrução coletiva e integrada com a participação de todos depende do compromisso de inclusão.
Dentro dessas perspectivas, precisamos discutir medidas econômicas, socioambientais e de respeito às comunidades e aos povos que habitam os territórios”, declarou.
Programação:
Quinta-feira (25/06)
MANHÃ:
Auditório Centro Integrado de Desenvolvimento Cidec-Sul Regional/Costeiro e Oceânico Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
9h: Abertura
9h30: Painel de abertura: "A construção de um futuro sustentável para a Região Sul do Rio Grande do Sul"
TARDE:
15h: Grupos de Discussão divididos em Eixos espelhados em Pelotas e Rio Grande
Eixo 1 - Transição nos Setores de Energia;
Eixo 2 - Gestão Sustentável;
Eixo 3 - Transformação da Agricultura e Sistemas Alimentares;
Eixo 4 - Resiliência nas Cidades, Infraestrutura e Água;
Eixo 5 - Promoção e Desenvolvimento Humano E Social;
Eixo 6 - Catalisadores e Aceleradores.
*Pelotas: IFSul Campus Pelotas - Praça 20 de Setembro, 455 - Centro
*Rio Grande: CIDEC-Sul - Av. Itália, Km 8 - Bairro Carreiros
Sexta-feira (26/06)
MANHÃ:
Centro de Artes UFPel – Auditório 2 - Rua Álvaro Chaves, 65
9h: Painel - Convergência dos Eixos Temáticos;
TARDE:
14h: Painel de Encerramento - Ciência, Sociedade e Governança Climática: Da COPSUL à COP30;
15h: Cerimônia de encerramento com autoridades
a) Entrega do material produzido nos Eixos;
b) Leitura e assinatura da Carta Compromisso: Canal de São Gonçalo;
c)Lançamento do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas
Mais informações sobre o evento estarão disponíveis nas redes sociais da Prefeitura e das instituições parceiras e no site do Pelotas Global.