A cerimônia de abertura contou com autoridades que representam ciência, sociedade e governança para discutir medidas de resiliência climática

II COPSul debate desafios climáticos, sustentabilidade e gestão da região Sul

A cerimônia de abertura contou com autoridades que representam ciência, sociedade e governança para discutir medidas de resiliência climática

Por Lucia Ippolito 25-06-2026 | 15:59:41
Tags: Desafios Climáticos , Sustentabilidade , Gestão

A II Conferência Regional Sul sobre Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (COPSul) realizou sua cerimônia de abertura nesta quinta-feira (25), no auditório da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O evento acontece durante os dias 25 e 26 de junho com objetivo de debater os desafios climáticos, de sustentabilidade e de gestão da região Sul.

A II COPSul é uma realização das prefeituras de Pelotas e Rio Grande em conjunto com instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Furg, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os debates visam unir a ciência, sociedade e governança a fim de implementar medidas de resiliência climática, com ações efetivas contra as mudanças do clima que acarretam em alagamentos, secas e calor extremos na região.

A discussão iniciou como uma demanda de tratar da emergência climática do território, principalmente olhando para os mais atingidos pelos efeitos extremos, sobretudo as comunidades indígenas, quilombolas, pescadores e a matriz da agropecuária. O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, que esteve presente na abertura do evento, defendeu que medidas sejam tomadas unindo forças. 

As ações do poder público, entidades e sociedade são cruciais para garantir um futuro que respeite o ambiente mas que também gere sustentabilidade econômica”, explicou. 

A agenda de ações para que planos internacionais cheguem nas cidades em relação ao clima, é parte das discussões abordadas na conferência, seguindo com estratégias e medidas que enfrentam desafios enraizados no território, como no bioma Pampa, exclusivo do Rio Grande do Sul e que cobre cerca de 68% do estado. A monocultura, silvicultura e até mesmo a contaminação do solo, foram exemplos apresentados que mostram a deturpação da fauna e flora, que ameaçam a biodiversidade e consequentemente, geram mudanças significativas no clima.

As políticas públicas precisam ser reforçadas para proteção do bioma, bem como, garantir um futuro que una desenvolvimento econômico e social com consciência integrada visto ser uma agenda que afeta a condição de produção, evolução e a vida de forma direta. O vice-reitor da UFPel, Eraldo Pinheiro, afirmou que a universidade é parte essencial da discussão. 

A natureza não tem fronteiras, temos que garantir um legado para todos. Além das questões do clima, precisamos pensar em como nós iremos nos relacionar com o mundo. A ciência juntamente com tomadas políticas vão nos mostrar este caminho”, disse.

O reitor em exercício da Furg, Ednei Primel, complementou, explicando que a reconstrução coletiva e integrada com a participação de todos depende do compromisso de inclusão. 

Dentro dessas perspectivas, precisamos discutir medidas econômicas, socioambientais e de respeito às comunidades e aos povos que habitam os territórios”, declarou.

Programação:

Quinta-feira (25/06)

MANHÃ:

Auditório Centro Integrado de Desenvolvimento Cidec-Sul Regional/Costeiro e Oceânico Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

9h: Abertura  

9h30: Painel de abertura: "A construção de um futuro sustentável para a Região Sul do Rio Grande do Sul" 

TARDE:

15h: Grupos de Discussão divididos em Eixos espelhados em Pelotas e Rio Grande

Eixo 1 - Transição nos Setores de Energia;  

Eixo 2 - Gestão Sustentável;

Eixo 3 - Transformação da Agricultura e Sistemas Alimentares;

Eixo 4 - Resiliência nas Cidades, Infraestrutura e Água;

Eixo 5 - Promoção e Desenvolvimento Humano E Social;

Eixo 6 - Catalisadores e Aceleradores. 

*Pelotas: IFSul Campus Pelotas - Praça 20 de Setembro, 455 - Centro  

*Rio Grande: CIDEC-Sul - Av. Itália, Km 8 - Bairro Carreiros 

Sexta-feira (26/06)

MANHÃ:

Centro de Artes UFPel – Auditório 2 - Rua Álvaro Chaves, 65  

9h: Painel - Convergência dos Eixos Temáticos; 

TARDE:

14h: Painel de Encerramento - Ciência, Sociedade e Governança Climática: Da COPSUL à COP30; 

15h: Cerimônia de encerramento com autoridades 

a) Entrega do material produzido nos Eixos;

b) Leitura e assinatura da Carta Compromisso: Canal de São Gonçalo;

c)Lançamento do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas

Mais informações sobre o evento estarão disponíveis nas redes sociais da Prefeitura e das instituições parceiras e no site do Pelotas Global.

Fotos: Volmer Perez
Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)