
Imersão do Urban95 promove aulas sobre engajamento infantil
Uma aula sobre estratégias de comunicação na Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE), a fim de auxiliar na difusão de mensagens sobre a temática de primeira infância com o público mais amplo, marcou o quarto dia de imersão da residência da Urban95 Academy. A prefeita Paula Mascarenhas, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, também participaram de uma palestra pública sobre engajamento infantil e tiveram um encontro com a equipe do Instituto Gehl, considerado referência mundial na melhoria da qualidade de vida urbana.
A sessão de treinamento de mídia foi realizada pela ex-jornalista da BBC News, Rachael Harvey, durante a manhã, e após, o grupo recebeu a equipe do Instituto Gehl, que apresentou uma ferramenta de análise de diagnóstico urbano. Conforme pontuou a prefeita, Pelotas já utilizou a técnica em parceria com o curso de Arquitetura da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em um projeto da Vila Farroupilha. Depois de realizarem um trabalho prático em conjunto, os gestores assistiram à aula sobre engajamento infantil, promovida por parceiros técnicos da Urban95.
Paula participa de capacitação para gestores públicos em Londres. Fotos: Divulgação
Nesta sexta-feira (13), está previsto o passeio pela Estação Ferroviária de Kings Cross com a arquiteta Dinah Bornat, para explorar a área que passou por uma remodelação com objetivo de reduzir a criminalidade, integrar conjuntos habitacionais e melhorar os espaços públicos. Paula e os demais integrantes realizarão avaliações com auxílio de ferramentas de mapeamento, além de efetuar paradas para observação de parques infantis, conjuntos habitacionais e espaços públicos.
A qualificação é organizada pela LSE e pela Fundação Bernard van Leer, que custeia todas as despesas, sem custo aos cofres do Município. Pelotas é a única cidade brasileira a participar do encontro, junto de Antígua, Bogotá, Joanesburgo, Lahore, Milão, Mosman Park, Mascate, Tonacatepeque, Zomba e do Estado de Alagoas.
Relembre: o projeto para a Vila Farroupilha selecionado pela Fundação
Para participar do encontro presencial do Urban95 Academy, a Prefeitura de Pelotas enviou um projeto que trata sobre a criação do primeiro plano de bairro com foco na primeira infância e com a participação da comunidade, na Vila Farroupilha, que está sendo desenvolvido durante a imersão.
A primeira fase, de intervenção piloto, será a criação de uma estrutura de governança local na Vila Farroupilha, com comitês com membros da comunidade, especialmente das crianças, dos cuidadores e dos adolescentes. O Poder Público estará presente nesta fase, assim como na segunda, que versa sobre um plano de bairro com foco na primeira infância, com objetivo de criar um ambiente no qual a comunidade possa expressar seus sonhos e aspirações para o bairro.
Todo o desenvolvimento do projeto será vinculado às metas e indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e vai levar em consideração a inclusão social, a intersetorialidade e a sustentabilidade.
Notícias Relacionadas

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana