Primeiro passo é a demolição da antiga pista de skate para dar lugar à nova estrutura. Investimento para requalificação é proveniente de emenda do deputado federal Daniel Trzeciak

Inicia-se o processo de revitalização do parque Dom Antônio Zattera

Primeiro passo é a demolição da antiga pista de skate para dar lugar à nova estrutura. Investimento para requalificação é proveniente de emenda do deputado federal Daniel Trzeciak
Por Tânia Magalhães 19-07-2021 | 12:13:26
Tags: Pista Skate , Demolição , Infraestrutura , ParqueDomAntônioZattera

Nesta segunda-feira (19), iniciaram-se os trabalhos de demolição da antiga pista de skate do Parque Dom Antônio Zattera, a cargo das secretarias de Obras e Pavimentação e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, para que o local possa receber a nova estrutura. Esse primeiro passo, executado de forma integrada pelas duas pastas do Município, é considerado como pré-projeto de revitalização da área. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o início dos trabalhos nesta manhã.

O Parque Dom Antônio Zattera receberá o investimento de mais de R$ 1,3 milhão, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) e contrapartida de fonte própria do Município. O projeto de requalificação será executado pela empresa Guimarães e Santos Engenharia e Construções Ltda EPP, sob responsabilidade da Prefeitura e supervisão técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão.

Cerimônia de Demolição da pista de skate. Fotos: Gustavo Vara

Durante o ato de demolição, Paula enfatizou que a praça é “uma das mais tradicionais de Pelotas e que se caracterizou, também, por ter uma pista de skate. A gente quer oferecer para a cidade uma pista que esteja à altura das melhores do país, que possa atrair, quando a pandemia permitir, eventos e turismo, mas que também seja um espaço de lazer para as famílias".

O professor de skate, Emanuel Bueno, que também acompanhou o início da obra nesta manhã, destacou a emoção de ver o projeto sair do papel. "É uma alegria muito grande, porque a gente cresceu neste local, evoluímos aqui, idealizávamos uma pista nova. Hoje, ver este sonho acontece, é muito gratificante, e será um legado para as próximas gerações", disse. 

O que vai mudar

O Parque Dom Antônio Zattera contará com uma nova pista de skate, reivindicada por skatistas da cidade, quadra de areia, requalificação do piso do acesso central e pavimentação de secundários, piso tátil, mobiliário urbano e iluminação em LED.

Antiga pista de skate do Parque Dom Antônio Zattera. Foto: Gustavo Vara

“A revitalização do Parque Dom Antônio Zattera resgata memórias da cidade. Muitas gerações tiveram parte de sua infância e adolescência naquela área - antiga Praça dos Macacos, como era conhecida. Com a requalificação que está a caminho, queremos que todos desfrutem do parque”, registra o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho. 

O Parque Dom Antônio Zattera é, tradicionalmente, ponto de encontro para eventos diversos, como cívicos, democráticos, culturais, comerciais, solidários e outros. Segundo o secretário, a nova estrutura será extremamente moderna. “Quadra poliesportiva, pista de skate dentro do melhor padrão, iluminação em LED, novos pavimentos, acessibilidade e mobiliário serão atraentes para prestigiar e reunir público de todas as idades, resgatando a vida e a energia do local.”

Também participaram do ato o diretor executivo da Secretaria de Obras e Pavimentação, Marco Moralles, além de skatistas que frequentam a pista.

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho em pontos de contenção

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho em pontos de contenção

Governo segue trabalhando no Pontal da Barra

Governo segue trabalhando no Pontal da Barra

Prefeitura prepara novo mutirão de limpeza

Prefeitura prepara novo mutirão de limpeza

Trabalho emergencial funciona e evita inundação na Z3

Trabalho emergencial funciona e evita inundação na Z3