ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Iniciativas da Prefeitura são reconhecidas em premiação estadual

Prefeita Paula Mascarenhas recebeu o prêmio de boas práticas na gestão pública da Famurs pelos projetos Óleo Sustentável e Cada Jovem Conta

Por Marina Amaral 23-11-2022 | 21:15:38

A Prefeitura de Pelotas foi destaque na 4ª edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) ao ser premiada pelos projetos Óleo Sustentável, desenvolvido pelo Sanep, e Cada Jovem Conta pelo Pacto Pelotas pela Paz. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a entrega da premiação na noite de quarta-feira (23), em Nova Petrópolis, durante a realização do Smart Cities Park.

Essa foi a terceira vez que Pelotas chegou à final do Prêmio Boas Práticas e foi o primeiro ano em que dois projetos foram finalistas em duas categorias, a de Meio Ambiente (Óleo Sustentável) e Segurança Pública (Cada Jovem Conta). 

Ao todo foram 564 inscrições de 222 cidades gaúchas, número recorde de adesão, conforme a Famurs e ressaltado pela prefeita Paula para demonstrar a importância do reconhecimento às ações desenvolvidas na cidade.

Ao comentar a premiação, Paula destacou tanto a construção coletiva como o poder dos dois projetos em transformar vidas e auxiliar na construção de uma cidade melhor. 

“O Óleo Sustentável coordenado pelo Sanep é um projeto de coordenação e preservação ambiental e também com um aspecto social muito forte pois envolve uma cooperativa de mulheres. Enquanto o Projeto Cada Jovem Conta foi nosso primeiro projeto violência no eixo prevenção à violência dentro do Pacto Pelotas pela Paz e originou vários outros, que como ele têm impacto direto na transformação e na preservação de vidas de jovens e suas famílias. Este reconhecimento é muito marcante e mostra que o Pacto Pelotas pela Paz está no caminho certo”, declarou. 

A proteção ambiental aliada à geração de emprego

O projeto Óleo Sustentável foi lançado pelo Sanep em 2019 com o objetivo de viabilizar aos pelotenses o descarte correto do óleo de cozinha usado. Atualmente, são mais de 25 pontos de coleta distribuídos pela cidade que integram a rotina de coleta da autarquia. Na Usina de Processamento localizada na cooperativa Nova Esperança (conveniada ao Sanep), o material poluente é reciclado e transformado em produtos de limpeza, sendo parte deles utilizada nas unidades, o que gera economia e de e outra comercializada pelos cooperados, gerando renda e empregos. 

Foto: Rodrigo Chagas

Em três anos, 55 mil litros de óleo foram coletados e 45 toneladas de sabão foram produzidas. No período mais crítico da pandemia, 100% da produção foi destinada a centros de saúde para cooperar com o enfrentamento ao vírus.

Prevenção à criminalidade desde a juventude

Um dos pioneiros do Pacto pela Paz, o projeto Cada Jovem Conta integra o eixo de Prevenção Social do programa e existe desde 2017 e tem como objetivo identificar crianças e adolescentes que apresentam fatores de risco capazes de deixá-los vulneráveis à criminalidade, como evasão ou baixa frequência escolar, vítima de maus tratos e filhos de pessoas em cumprimento de pena, dentre outros e realizar acompanhamento prioritário. 

Foto: Rodrigo Chagas

Em 2021, a iniciativa passou a atender todos os territórios do município, envolvendo 151 escolas, 50 Unidades Básicas de Saúde, seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e cerca de 50 parceiros. Com isso, a metodologia abrange a família dos jovens atendidos e a comunidade escolar. De acordo com a média de 2019, passaram pelo acompanhamento cerca de 400 crianças e adolescentes, e entre os casos monitorados, 70% apresentaram melhora da frequência escolar e 86% melhora do comportamento na escola.

Tags

pacto, premiação, destaque, juventude, boas práticas

Carregando 0%
Carregando 0%