ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Instituições do CIP reúnem-se para discutir projetos de prevenção

Protocolos para o monitoramento de resultados serão adotados nas ações de Justiça Restaurativa

22-05-2018 | 17:40:55

      Representantes das instituições envolvidas no eixo de Prevenção Social, do Pacto Pelotas pela Paz, reuniram-se na tarde desta terça-feira (22), durante reunião do Comitê Integrado de Prevenção (CIP), para apresentar os resultados obtidos pelos projetos que integram a política pública. As estratégias do Cada Jovem Conta, e que envolvem o Banco de Oportunidades, foram discutidas.

      Coordenado pela secretária de Saúde (SMS), Ana Costa, o encontro serviu como momento de atualização do andamento das atividades. O coordenador do projeto Quem Luta Não Briga, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Rossano Diniz, apresentou o histórico da iniciativa, assim como os resultados obtidos ao longo da trajetória do projeto esportivo, que iniciou em 2011 com 70 alunos, e chega a marca de 500 jovens atendidos em 2018.

Fotos: Gustavo Mansur.

      O programa Cada Jovem Conta – estratégia do Pacto que visa proteger jovens e crianças em vias de serem atingidos pela violência –, teve seus indicadores de desempenho apresentados. A coordenadora da estratégia, Aline Crochemore, comentou sobre as principais ferramentas de controle, que avaliam a efetividade e a evasão escolar. Esses índices são monitorados, mensalmente, por meio de protocolos e formulários individuais de atendimento, e compartilhados entre os profissionais da rede de saúde, educação e assistência social do Município.  

“O principal objetivo por trás do monitoramento dos dados está na definição do quanto é feito e do impacto social gerado por essas ações”, destacou a secretária Ana Costa.

      A Justiça Restaurativa também integrou a pauta do encontro. A facilitadora Jussara Cruz, da Smed, e o instrutor de Justiça Restaurativa, Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, falaram sobre encaminhamentos dos círculos restaurativos junto às escolas. 

      O trabalho com os moradores dos residenciais também foi comentado. Inicialmente, foram registradas 70 participações mensais, e até a última verificação realizada, os encontros já registravam 100 participações.

      O secretário de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, participou da reunião, acompanhado por representantes das secretarias de Saúde, Educação e Desporto e Assistência Social (SAS), além do Poder Judiciário e Observatório de Segurança Pública.

Oportunidade para quem quer trabalhar

      O Banco de Oportunidades também esteve em discussão na reunião. O coordenador do projeto, Pablo Salomão, salientou a necessidade de os jovens incluídos pelo projeto possuírem documentação atualizada. Relatou casos em que o estudante passa pelas fases de seleção nas empresas e esbarra na falta da Carteira de Trabalho, por exemplo. 

      Salomão apresentou, ainda, uma nova proposta que será implementada ainda no mês de junho, chamada de Start, fruto de parceria entre a Prefeitura, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Sine. Será um curso de capacitação, composto por oito módulos, que atenderá 240 alunos da periferia da cidade, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho, em resposta às demandas das empresas que oferecem vagas junto ao Banco de Oportunidades. 

      

Tags

prevenção social, comitê integrado de prevenção, cada jovem conta, banco de oportunidades, justiça restaurativa

Carregando 0%
Carregando 0%