ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Lançamento de oito Comitês amplia ações do Cada Jovem Conta

Expansão permitirá alcançar 315 jovens nas redes municipal e estadual de ensino

04-04-2018 | 18:06:03

A proteção de crianças e adolescentes será impulsionada com a abertura de oito novos Comitês Territoriais do Programa Cada Jovem Conta, uma das estratégias de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz. O lançamento da ampliação das atividades ocorreu nesta quarta-feira (4), no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). A expansão de duas, para oito regiões de trabalho integrado, vai beneficiar 315 estudantes em vulnerabilidade, ao aumentar de oito para 25 escolas das redes municipal e estadual de ensino com a cobertura.

Fotos: Gustavo Vara

O Programa Cada Jovem Conta está em atividade desde setembro de 2017 em dois Comitês Territoriais atuantes no Areal, Dunas e Bom Jesus. Estas foram as primeiras localidades a receber o suporte da rede integrada que uniu esforços de Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura para resgatar estudantes em risco de violência.

Até agora, 66 estudantes são acompanhados e recebem atenção individual e especializada de diversos serviços públicos. Com a ampliação, as escolas podem identificar até dez alunos em situação de risco de violência, o que elevará para 315 estudantes a capacidade de acolhimento da rede de proteção interdisciplinar.

O avanço também será registrado na Saúde, que antes contava com quatro UBSs participantes e agora terá 15 mobilizadas. O Centro de Referência de Assistência Social Areal (Cras) deixará de ser o único a prestar atendimento, pois a demanda vai dispor de quatro Cras de prontidão para atender encaminhamentos do Cada Jovem Conta. O auxílio tem o suporte extra do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e de uma equipe volante.

Como funciona?

Os jovens alinhados com fatores de risco de violência, infrequentes ou envolvidos em situações de conflito, são identificados dentro das escolas. A partir da aproximação com orientadores educacionais, a demanda é levada para a rede de proteção daquele Comitê Territorial, que aciona os atendimentos médicos, psicológicos e de assistência social para acolher o aluno.

A oferta de atividades saudáveis pelo Banco de Oportunidades desponta como outro diferencial do programa que intermedeia a inserção do estudante em oficinas, cursos profissionalizantes e vagas de trabalho no Jovem Aprendiz.

A prefeita Paula Mascarenhas descreveu o programa como uma estratégia de transformação social focada no olhar humanizado sobre o enfrentamento e a prevenção da violência. Impedir que os educandos em vulnerabilidade sejam seduzidos pelo crime e escolham viver à margem da sociedade é o principal motivo para travar uma concorrência em favor da valorização da população juvenil.

“A escola tem de ser um ambiente de harmonia, de paz e de transformação. Disputaremos um a um dos nossos jovens e não vamos admitir perdê-los para a violência”, resumiu a prefeita Paula Mascarenhas.

Integração é a palavra-chave

A capacidade de mobilizar secretarias, serviços e profissionais para olhar integradamente os mesmos problemas é uma das marcas do Cada Jovem Conta. Depois de conseguir esta unidade no âmbito municipal, a rede demonstrou o potencial para ir mais longe e acolher também as demandas de seis educandários estaduais, incluídos nesta etapa.

“Tivemos uma expectativa de muito anos atendida ao podermos estar de fato integrados. É fantástico olhar o cidadão como pelotense, independentemente de qual ente federado ele é atendido; para nós, é alentador”, disse o coordenador regional de Educação (5ª CRE), Carlos Vieira.

Capacitação

Após o lançamento dos comitês, foi realizada a primeira formação geral do programa. Com o auditório lotado de profissionais que vão compor os novos grupos, o trabalho a ser executado foi repercutido em detalhes para otimizar o começo das atividades de expansão.

“Nossa expectativa é que o programa gere uma unidade cada vez maior da rede de atendimento, que possamos compreender o nosso papel na proteção dessas crianças e adolescentes identificados em situação de risco”, afirmou a coordenadora do Cada Jovem Conta, Aline Crochemore.

O que são os Comitês?

Os Comitês Territoriais são áreas de atendimento integrado da rede de proteção do Cada Jovem Conta. Sua atuação mobiliza esforços conjuntos de escolas, UBS, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Redução de Danos e serviços de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) daquela região para identificar alunos ligados a fatores de risco e vulnerabilidade para a violência. Os casos captados nos educandários são discutidos pelo grupo multidisciplinar que determina os encaminhamentos necessários para ajudar aquele estudante a se distanciar de situações de conflito.

Como as áreas são divididas?

A escolha dos territórios tem origem nas localidades com maior incidência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), georreferenciadas pelo Observatório Municipal de Segurança Pública através de estudo de áreas quentes (hotspots).

Confira as regiões de cobertura

Comitê Territorial 1 - Dunas (implantado em 2017)

Comitê Territorial 2 - Areal (implantado em 2017)

Comitê Territorial 3 - Getúlio Vargas

Comitê Territorial 4 - Loteamento Osório

Comitê Territorial 5 - Pestano

Comitê Territorial 6 - Navegantes

Comitê Territorial 7 - Obelisco

Comitê Territorial 8 - Laranjal

Comitê Territorial 9 - Colônia de Pescadores Z3

Comitê Territorial 10 - Sítio Floresta

Confira a galeria completa de fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

cada jovem conta, novos comitês, prevenção à violência, estudantes em vulnerabilidade