Prefeitura e parceiros prepararam programação com 11 atividades ao longo do dia e sessão especial de Cinema na Praia à noite

Laranjal completa 74 anos neste sábado (31)

Prefeitura e parceiros prepararam programação com 11 atividades ao longo do dia e sessão especial de Cinema na Praia à noite

Por Joice Lima 28-01-2026 | 15:36:09
Tags: aniversário , laranjal , programação , sesc , asclar , monalu , cinema na praia , 74 anos

 

*Com colaboração de Marcela Santos

Neste sábado (31), o bairro Laranjal completa 74 anos e para comemorar o aniversário, que entrou para o calendário oficial do Município em 2021, com a lei nº 6.989/21, de autoria da vereadora Marisa Schwarzer, a Prefeitura de Pelotas escolheu presentear a população com uma programação intensa. Além do tradicional Parabéns, serão 11 atividades esportivas, musicais, feiras e uma edição especial de Cinema na Praia: o longa-metragem “O Liberdade”, de 71 minutos de duração, será exibido no início da noite em uma grande tela instalada no deck localizado perto do trapiche, no Balneário Valverde. 

A exibição gratuita começa às 19h e serão disponibilizados assentos ao público, mas sempre é bom levar uma cadeira de praia para garantir a comodidade. A programação de Aniversário do Laranjal é organizada pelas secretarias de Cultura (Secult), de Comunicação (Secom), e de Turismo (Setur), com apoio de outras secretarias e em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação Comunitária do Laranjal (Asclar) e Doçaria Monalu, responsável pelo bolo da grande festa. Haverá shows musicais no deck a partir das 16h e atividades físicas ao longo do dia. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. 

“Pelotas tem uma produção cinematográfica excelente e nada melhor do que celebrarmos o aniversário da nossa querida praia com uma exibição que conta um pouco da nossa cidade, realizada por cineastas daqui. Esse documentário, além de belíssimo, é um importante registro de parte da nossa história. Moradores, veranistas, visitantes, estão todos convidados a assistir o filme e comemorar o aniversário do Laranjal”, disse o prefeito Fernando Marroni. 

A ideia dessa lei, segundo a vereadora Marisa Schwarzer, era transformar o carinho pelo Laranjal em uma ferramenta real de desenvolvimento. “O Laranjal é o nosso maior patrimônio, quando colocamos o aniversário no calendário oficial, damos à nossa praia o protagonismo que ela merece. A comemoração do aniversário faz com que a Prefeitura e os comerciantes se planejem para atrair turistas, organizar eventos esportivos e culturais. Junto da Prefeitura, vamos garantir que este evento seja apenas o começo, e que estas parcerias se transformem em investimentos e melhorias cada vez maiores. Essa lei é sobre orgulho, mas é também sobre trabalho, para garantir que o Laranjal receba o investimento e a atenção que quem vive e trabalha aqui realmente precisa”, declarou.

Confira a programação do dia 31/01 - Aniversário do Laranjal

8h30 - Caminhada Unimed / Supermercado Stok (Sesc) - Local: Tenda do Sesc

9h30 - Aulão de Ritmos (Sesc) - Local: Tenda Sesc

Atividades no deck do trapiche - Balneário Valverde:

15h às 15h30 - Projeto Quem luta não briga - Taekwondo

15h às 19h - Cama elástica e chute a gol 

15h às 19h - Feira de Adoção parceria com a vereadora Marisa Schwarzer

16h às 17h - Vogue Rock (Prefeitura)

16h às 18h - Animação com o Grupo Tholl

17h30 às 18h30 - Vagnotreta 

18h - Parabéns para o Laranjal

18h30 - Vagnotreta 

19h30 - Cinema na Praia - Filme O Liberdade - Direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza

O filme

Rafael Andreazza e Cíntia Langie assinam a direção do filme “O Liberdade”, documentário produzido pela Moviola Filmes. O longa conta a história do peculiar bar Liberdade, que ficava localizado na rua Marechal Deodoro, perto da parada de ônibus para a zona rural. Assim, durante o dia o espaço funcionava como restaurante popular, onde almoçavam agricultores de origem alemã e moradores da colônia de Pelotas, e à noite transformava-se em um reduto de samba e choro. O documentário narra as histórias de seus frequentadores e dos músicos que davam vida ao local e também presta homenagem a Avendano Júnior, exímio cavaquinista e compositor, que se apresentava no bar com o Regional, desde 1974. O músico morreu seis meses após a estreia do longa, em 2011. 

Fotos: Volmer Perez

O início do Laranjal

A história do bairro está documentada pela família de Antônio Augusto de Assumpção Júnior, que urbanizou parte de suas terras rurais, denominadas Estância Laranjal, para abrir ruas de acesso à Lagoa dos Patos e criar loteamentos para fins residenciais. Ivone Tavares de Assumpção Alves, a filha, que tinha cinco anos na época, guarda os registros em cartas, jornais e documentos oficiais. Segundo ela, o nome Laranjal deve-se ao grande pomar de citrus que havia no local e fazia parte das atividades econômicas rurais desenvolvidas na propriedade, na época. 

O bairro Laranjal nasceu com a construção do Balneário Santo Antônio, inaugurado em 31 de janeiro de 1952 - neste dia ocorreu uma cerimônia no local para oficializar o início do loteamento do balneário, que até então era uma estância rural, sem acesso público à Lagoa dos Patos. Posteriormente, surgiram os balneários de Nossa Senhora dos Prazeres, em 1953, e Valverde, em 1957. O início da urbanização ocorreu por iniciativa própria de Assumpção Júnior, que transformou o campo em loteamento, com abertura de ruas, demarcação de terrenos e instalação de redes de drenagem. 

Dona Ivone tem registros da exigência do pai em preservar a flora nativa, proibindo a derrubada de qualquer árvore das espécies figueira e coqueiro (jerivá), que marcam a paisagem local até os dias de hoje. “Ele determinou que se alguma figueira atrapalhasse o planejamento de abertura de ruas, que a árvore fosse mantida e o caminho alterado. Por isso vemos muitas ruas que contornam as grandes figueiras centenárias no bairro”, contou. O Engenheiro Adolfo Bender foi contratado para garantir a conservação das espécies nativas e realizar o plantio planejado na orla, que garante, atualmente, além da beleza, bastante sombra a quem frequenta a praia. 

Para oficializar a inauguração do Loteamento Residencial Balneário Santo Antônio, em 31 de janeiro de 1952, houve uma procissão saindo da Estância Laranjal rumo à ermida (local de orações), onde hoje localiza-se a igreja que leva o nome do santo. Uma missa campal realizada por Dom Antônio Zattera abençoou a iniciativa. À noite houve uma festa na Taberna da Lagoa, ao lado do Centro Comercial Mar de Dentro.