ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Maio Amarelo está oficialmente aberto em Pelotas

Live marcou o início das ações que alertam para o elevado número de mortos e feridos no trânsito

Por César Soares 04-05-2021 | 13:32:19

Um amplo relato de reflexões, experiências e ações em defesa de um trânsito mais seguro e humano foi promovido por meio de uma transmissão de vídeo ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, realizada no começo da noite de segunda-feira (3). O ato marcou a abertura do movimento Maio Amarelo, em Pelotas.

Live abriu oficialmente as ações do "Maio Amarelo". Foto: divulgação Ascom

A prefeita Paula Mascarenhas abriu o encontro virtual fazendo um importante reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos agentes de Trânsito, dentro de todo o processo de combate à violência no trânsito e, também, na soma de esforços, no enfrentamento à pandemia, durante as ações de vacinação e fiscalização das medidas de distanciamento social, necessárias para evitar a disseminação do coronavírus.

Paula ainda comentou sobre as duas palavras que expressam o tema do movimento este ano: respeito e responsabilidade.

"São palavras que ganham muito significado, especialmente nesse momento, em que estamos vivendo essa crise sanitária mundial. Espero que a partir desta pandemia, possamos criar um mundo mais humano, harmônico, que as pessoas se respeitem mais, sejam mais empáticas e tolerantes, tenham mais respeito para com os outros e que isso se reflita também no trânsito", considerou.

O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, descreveu um conjunto de práticas, muitas delas desenvolvidas de forma integrada com outras instituições de segurança, que têm contribuído para a redução da violência no trânsito, no município. "A fiscalização por radar móvel, a realização das operações Balada Segura, um forte investimento em infraestrutura viária como a duplicação de avenidas, novas elevadas para redução da velocidade, inclusão de rotatórias, novo sistema de semafórico com temporizadores, corredores de ônibus, abertura de novas rotas alternativas com pavimentação de vias importantes, calçadas com acessibilidade, construção de ciclovias e ciclofaixas, isso tudo têm contribuído com a mobilidade urbana", destacou.

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), tenente-coronel Márcio André Facin, ressaltou a importância das ações integradas e dos agentes de Trânsito no contexto de diminuição dos índices de acidentes em Pelotas. Para a garantia de maiores e melhores resultando ainda deixou um convite a toda a comunidade. "Una-se a esta integração, a todo esse esforço coletivo, e no momento em que estiver dirigindo, conduzindo o veículo que for, que se conscientize e se integre conosco da segurança pública. Vamos ter mais responsabilidade e respeito. Vamos ter mais equilíbrio na condução de um veículo", pediu o comandante.

Também participaram do encontro o chefe da Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pelotas, Fabiano dos Santos Goia, que discorreu sobre as ações de segurança viária nas rodovias federais da região sul do Estado, bem como a redução de óbitos e acidentes de 2017 a 2020; e o técnico de Formação Profissional do Sest/Senat, Christian Anderson Riger, que falou sobre educação para o trânsito e os três pilares do trânsito seguro, que versam a respeito de engenharia, que abrange tecnologia, esforço legal e fiscalização.

O Encontro foi conduzido e mediado pelo representante do Movimento Maio Amarelo no Rio Grande do Sul, Cléo Barbosa Cardozo.

Maio Amarelo, atenção pela vida: Foto: Michel Covello.

O que é o Maio Amarelo ?

O Maio Amarelo é um movimento nacional que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o elevado índice de vítimas da violência no trânsito. É um momento que oportuniza a discussão de questões voltadas ao respeito e à responsabilidade, quando os setores da área interagem com a sociedade, buscando uma mudança no comportamento dos condutores de veículos.

Maio Amarelo, Educação no Trânsito