Mais de 3 mil pessoas são imunizadas neste sábado em Pelotas
Este sábado (30) ensolarado e de temperaturas agradáveis fez com que muitas pessoas fossem aos pontos de vacinação espalhados em todos os bairros de Pelotas, neste dia de mobilização nacional contra a Influenza (Gripe) e o Sarampo. De acordo com a Vigilância em Saúde do Município, foram 3.078 pessoas imunizadas ao longo da ação organizada pela Prefeitura, entre crianças, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde.
Vacinação de idosos no dia D em Pelotas. Fotos: Rodrigo Chagas.
A movimentação em praticamente todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades foi considerada bastante tranquila, sem a ocorrência de filas ou longos tempos de espera durante a manhã e à tarde. Em alguns pontos onde a procura foi maior, como na UBS Fraget, no bairro Fragata, por volta das 14h30min, cerca de 40 crianças já haviam sido protegidas contra o Sarampo e 18 pessoas, dentre profissionais de saúde e idosos, haviam recebido a dose trivalente de prevenção para três tipos de cepas da Influenza (H1N1, H3N2 e B-Victoria).
Vacinação dos pequenos nas UBSs Py Crespo e Fraget e no Centro de Especialidades. Fotos: Rodrigo Chagas.
Considerando a questão sazonal com a chegada do outono e das temperaturas mais baixas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem buscado intensificar a imunização de idosos contra a gripe e, por isso, também houve vacinação para esse grupo neste sábado, para os moradores do Asilo de Mendigos – Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), administrada pelo Município. No local, 119 vovôs e vovós foram vacinados.
Ao todo, em Pelotas, 3.078 pessoas receberam as aplicações neste sábado. Veja a distribuição de doses conforme o tipo de público:
Crianças - 1.014 Influenza / 1.001 Tríplice Viral (protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola)
Idosos – 889 Influenza
Gestantes – 2 Influenza
Trabalhadores da saúde – 103 Influenza
Trabalhadores da saúde – 69 Tríplice Viral
Vacinação contra a Gripe continua
A segunda etapa da campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira, 2 de maio, e se estende até 3 de junho, ampliando o público que poderá ser imunizado.
Neste período a proteção estará disponível para crianças com idade entre e seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
É importante lembrar que a imunização dos idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde continua.
Vacina contra o Sarampo segue disponível
A segunda etapa de aplicação da vacina Tríplice Viral contra o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola também começa na próxima segunda-feira e se estende até o dia 3 de junho, período em que estará disponível para crianças com idade entres seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dia) - liberada por orientação da Secretaria Estadual da Saúde a partir do dia 25 de abril. A imunização dos trabalhadores da área da saúde continua.
Notícias Relacionadas

Prefeitura está em processo de abertura de residências médicas e multiprofissionais

Atendimento da Farmácia Estadual está temporariamente suspenso

Saúde de Pelotas apresenta trabalhos em congresso em Gramado

UBS na Rua será no parque Dom Antônio Zattera dia 31