Mais de 500 alfabetizadores da rede municipal concluem formação em 2020
O impedimento das aulas presenciais, devido à pandemia do novo coronavírus, impactou o setor da Educação, principalmente os alunos dos anos iniciais - período ideal para serem alfabetizados. A fim de amenizar as dificuldades que devem se apresentar no retorno às aulas, mais de 500 professores da rede municipal de Pelotas dedicaram-se, durante o ano letivo de 2020, à formação continuada de profissionais da alfabetização, que integra o Programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação.
Por meio de plataforma EAD, 116 professores da pré-escola e 421 educadores de primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental receberam formação, com estratégias de trabalho diário, para enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização.
Para a supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), Sibele Mirapalhete, o processo de alfabetização é um momento muitas vezes visto com ansiedade pelos pais, pelas crianças e, também, pelos professores. Com a pandemia, mais barreiras se impõem. “O curso disponibilizou materiais de forma simples e objetiva, trazendo alternativas e sugestões para reformulações e adequações de acordo com cada especificidade existente dentro das turmas”, explicou Sibele.
Práticas da Alfabetização, para professores, é um dos quatro eixos do Programa Tempo de Aprender. As demais etapas envolvem o apoio pedagógico, aprimoramento das avaliações e valorização dos profissionais da alfabetização.
A professora Denair Silveira Ortiz, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Caruccio, participou da formação e destacou a importância de adquirir novas técnicas para que o professor tenha mais segurança para ensinar neste momento sensível da alfabetização em tempos de pandemia. “O medo deve ser superado pela vontade de aprender e ensinar”, relatou Denair.
Encantar as crianças, desde cedo, com o processo da leitura e da escrita, proporcionando aulas sistematizadas e com objetivos claros, fará com que todos tenham a possibilidade de se alfabetizar dentro da idade certa, reforçou a supervisora de Ensino da Smed, Kelly Maciel.
Depoimentos
Coordenadora Pedagógica, da Emef Joaquim Nabuco, Tatiane Maciel
“Um curso com excelentes ferramentas e formatos, indo do simples ao complexo, onde a observação ao aluno é imprescindível, dando dicas e técnicas de trabalho para cada momento do processo de aprendizagem/alfabetização. A partir dele, realizei outros pelo MEC. O interessante, também, é que muito já sabemos, mas o tempo na prática faz com que, por vezes, deixemos de lado o básico, real e permanente neste processo de construção da leitura e escrita - o desenvolvimento da criança no seu todo”.
Professora Alessandra Londero Almeida, Emei Professora Ivanir Dias
“A formação continuada para educadores é uma das ferramentas mais imprescindíveis para que nossa prática docente esteja em sintonia com aquilo que acreditamos, sonhamos e sentimos em relação à educação. Neste momento pandêmico, o curso "Tempo de aprender" oportunizou experiências significativas, ultrapassando a barreira imposta pelo virtual."
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