Evento conta com mais de mil estudantes, sendo 900 da rede municipal

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Evento conta com mais de mil estudantes, sendo 900 da rede municipal
Por João Pedro Macedo 03-07-2025 | 18:07:03
Tags: Robopel , Evento

O prefeito Fernando Marroni participou da abertura da 8ª edição do projeto Robopel 213, no Parque Tecnológico, nesta quinta-feira (3). O evento, realizado pela Prefeitura, Parque Tecnológico e Grupo Equatorial, conta com 45 oficinas e cerca de 1,5 mil estudantes. Desses mais de mil alunos, 920 são de 41 escolas municipais de Pelotas.

Fotos: Volmer Perez (Secom)

O chefe do Executivo falou sobre a importância do Robopel para a cidade de Pelotas e destacou a união dos campos de conhecimentos nos projetos apresentados pelos estudantes. “Quando a gente fala sobre uma feira de tecnologia como essa, pensamos na área da matemática, física ou ciências, mas aqui dentro percebemos a interseccionalidade dos campos, vendo estudantes trabalhando não só com essas disciplinas, mas também com a arte. Comemorar a oitava edição do Robopel é importante para uma cidade educadora como Pelotas, para que continuemos a fomentar a criatividade e a ciência e que cada vez mais o Parque Tecnológico seja um modelo de inovação para o nosso país”, afirmou.

Antonela Xavier tem 13 anos e está no 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Lourdes. Seu grupo de robótica está trabalhando em um projeto voltado para a acessibilidade às pessoas com deficiência. “Estamos realizando um sistema para que uma pessoa com deficiência possa controlar objetos da casa, como entradas, iluminação e acessibilidade via wi-fi. O objetivo do nosso trabalho é mostrar que uma pessoa com deficiência pode ter autonomia para realizar suas atividades sozinha”. A jovem ainda falou sobre a importância do evento para seu futuro. “O Robopel é importante porque eu estou adquirindo mais conhecimento aqui. É uma área que eu quero ingressar futuramente e está sendo incrível até então”.

Kezia Oliveira é professora da rede municipal pública de ensino e trabalha com os clubes de robótica nas escolas. A professora explicou a necessidade do campo da tecnologia ser trabalhado com os alunos. “A tecnologia é o futuro e nada melhor que começar com os estudantes que são o futuro do nosso país. O projeto é importante para que eles se desenvolvam como pessoas na questão da criatividade e autonomia, e assim estejam preparados para também trabalhar novas habilidades”.

O evento que tem como objetivo, estimular o ensino criativo e inovação por meio de mostras, oficinas e atividades interativas nas escolas de Pelotas e região, também contou com estudantes de Camaquã, Pedro Osório e Capão do Leão.

Estavam presentes a vice-prefeita Daniela Brizolara, que está com seu gabinete deslocada para lá durante todo o evento, a secretária de Educação Nailê Pinto Iunes e o secretário de Esporte, Lazer e Juventude Fabiano Ornel.

Notícias Relacionadas

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho