ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pelotas, Cidade das Crianças

Membros do Comitê Municipal das Crianças tomam posse

Os 24 membros receberam um bóton da prefeita Paula Mascarenhas. Ainda no sábado, o grupo realizou a primeira reunião

Por Marina Amaral 27-08-2023 | 09:49:39

A sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal, estava cheia de convidados neste sábado (26), que foram prestigiar a cerimônia de posse dos 24 membros do Comitê Municipal das Crianças. Com apresentação musical da Orquestra Estudantil Municipal, os 12 meninos e 12 meninas, com idade entre seis a 11 anos, receberam o bóton de integrante colocado pela prefeita Paula Mascarenhas. Antes do ato, o grupo realizou o primeiro encontro, que teve meio ambiente como pauta.

Fotos: Michel Corvello

A instalação do Comitê consolida a principal ação do eixo de Participação do programa Pelotas, Cidade das Crianças. O órgão é composto por representantes das regiões administrativas Três Vendas, Centro, Areal, Fragata, São Gonçalo, Zona Rural e das praias, e vai organizar a participação das crianças para que possam expressar suas necessidades, desejos e propostas para construir uma cidade melhor. A gestora municipal pediu para que os pequenos, agora empossados, aproveitem essa grande oportunidade.

“De todos os temas que tratamos em uma prefeitura, como saúde, educação, iluminação, desenvolvimento econômico e habitação, nenhum é mais importante do que cuidarmos das nossas crianças. A ciência já nos mostrou que a fase mais importante da vida é dos zero aos seis anos, daí a necessidade de se ter uma infância potente e vivida intensamente, para que se tornem adultos capazes de criar e imaginar o mundo”, defendeu Paula.

Alina Jesus, 7 anos, Sophia Vergara, 8, Felipe Pereira, 9, e Bernardo Rosa, 10, foram os quatro escolhidos para falar durante a cerimônia em nome de todos os participantes. A Sophia contou que se inscreveu no Comitê para ajudar a cuidar do meio ambiente, assim como Bernardo, que pediu para que as pessoas parem de jogar lixo no chão. Já o Felipe afirmou que quer cuidar do mundo e, por isso, se sente “muito honrado em estar aqui”, da mesma forma que Alina, que espera “que a gente estude muito para ajudar a cidade”.

Taiana Marreiro é a coordenadora do Comitê Municipal das Crianças. Os encontros serão mensais, aos sábados, no Paço Municipal, em um espaço lúdico criado especialmente para o grupo. Os responsáveis poderão acompanhar as crianças, mas ficarão em espaços diferentes para não interferir na discussão que será, exclusivamente, com elas.

Foto: Michel Corvello

Também estiveram presentes no ato a coordenadora do programa Pelotas, Cidade das Crianças, Jaqueline Silveira, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, os secretários de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e o assessor especial do Esporte, Carlos Júnior.

Meio ambiente em pauta na primeira reunião

A primeira reunião do Comitê Municipal das Crianças foi uma oficina realizada em parceria com o Instituto Alana, e teve como temática o meio ambiente. As atividades iniciaram com uma rodada de apresentação, tanto dos adultos mediadores do projeto, quanto das crianças participantes. Além do nome e idade, os pequenos compartilharam, em círculo, suas brincadeiras favoritas, como é o trajeto deles de casa até a escola e o que poderia melhorar nesse caminho. O segundo momento do encontro foi dedicado a colocar no papel tudo que foi debatido. Eles desenharam, pintaram, trocaram ideias e debateram muito, e por cerca de uma hora, a sala não ficou em silêncio um minuto sequer.

As crianças no espaço criado especialmente para o Comitê, no Paço Municipal - Fotos: Michel Corvello

Depois de se conhecerem melhor e com os desenhos prontos, eles retornaram aos seus lugares para mostrar o que desejam que tenha no trajeto de casa até a escola. A Marina Dias, de 6 anos, quer uma pracinha, e Lívia Cunha, da mesma idade, quer “várias árvores frutíferas”. Mais árvores também é o desejo da Luíza Beck, 11, junto de mais lixeiras e iluminação na sua rua. O Enzo Almeida, 8, pediu mais brinquedos na escola para que ele e os colegas possam brincar na hora do recreio, assim como a Alina, que quer bambolês.

A rua do Andrei da Silveira, de 10 anos, tem muitos buracos. Por isso, ele gostaria que o seu trajeto tivesse asfalto, e que também fosse colocado calçada e paradas de ônibus na via. A Mellanie Soares, 11, queria que existisse “uma floricultura, porque acha bonito ver flores no caminho para a escola”. Ela contou, por meio do desenho, que todo dia quando vai estudar passa por uma árvore de amora. Todos os desenhos serão enviados para o Instituto Alana e, posteriormente, para Brasília.

“Foi muito legal, pois já começamos a perceber as necessidades que as crianças têm. Chamou muito a atenção a questão do contato com a natureza, já que elas falam da presença das árvores e flores que elas querem ver nas ruas, e também que as pessoas joguem lixo nas lixeiras. Tudo isso nos inspira para que nós comecemos a organizar essas pautas e transformar em políticas públicas para as comunidades”, explicou a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore.

Com apenas 6 anos, a pequena Cecília Schneider entrou no Comitê quando a mãe, Caroline Soares, viu a divulgação da iniciativa nas redes sociais da Prefeitura e a inscreveu. Cecília é uma criança com transtorno do espectro autista (TEA) e a expectativa é que o grupo seja uma boa oportunidade para interagir. “Espero que seja ótimo e que ela aproveite bastante e acrescente muito na vida dela”, afirmou Caroline.

Cecília mostrou o trabalho que ela desenvolveu durante a primeira reunião do Comitê - Foto: Michel Corvello

crianças, paz, comitê, Pacto, Pelotas