
Município aplica testes para tuberculose no Getúlio Vargas
Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Pelotas promoveu mais uma atividade da Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose. A equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose posicionou-se em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Getúlio Vargas, oferecendo orientações e distribuindo material informativo sobre a doença. Além disso, pessoas com sintomas gripais puderam realizar o teste para identificar a presença da bactéria.
Atividade da Semana de Luta contra a Tuberculose | Fotos: Michel Corvello
Quem compareceu foi o carpinteiro Mário Coelho de 64 anos. Ele foi ao local buscar atendimento e aproveitou para participar. “Sem comparações, o exame foi muito rápido. Facilita para cuidarmos da saúde na correria do dia a dia”, afirmou.
Conheça o Programa Municipal de Controle da Tuberculose
O Programa Municipal de Combate à Tuberculose (PMCT) é direcionado ao atendimento de pessoas diagnosticadas com a doença, encaminhadas pelos serviços de saúde do Município, como as UBSs, Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), hospitais e clínicas. A equipe realiza avaliação e inscreve o paciente no Programa para receber orientações e o fornecimento de medicações para o tratamento.
A população é atendida pelo Programa no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, 1.436. O telefone para contato é o (53) 3222–5963, das 8 às 11h.
Quais são os sintomas da tuberculose?
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Há outros sinais que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga.