ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Município auxilia jovens na confecção de documentos

Projeto Escalada, do Mapa de Oportunidades, desenvolveu no mês de junho um curso para formação para primeiro emprego com 48 jovens. Documentos foram emitidos na ação, que integra o Pacto Pelotas pela Paz

Por Marina Amaral 03-07-2022 | 10:46:15

O Município concluiu mais uma etapa de atividades do Mapa de Oportunidades, que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz. Por meio do Curso Básico de Formação para o Primeiro Emprego, do projeto Escalada, 48 jovens, de duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), tiveram documentos providenciados, dentre eles RGs, CPFs e Carteiras de Trabalho Digital, a fim de auxiliá-los no ingresso no mercado de trabalho

Fotos: Divulgação/Pacto Pelotas pela Paz

No total, foram 41 Carteiras de Trabalho Digital, nove CPFs e oito RGs confeccionados. Na Emef Francisco Caruccio, que fica no bairro Pestano, 25 jovens, com idade entre 14 e 22 anos, participaram; destes, dois não tinham CPF, três necessitavam de RG, e 20, de Carteira de Trabalho. Já na Mário Meneghetti, dos 23 alunos participantes, sete não possuíam CPF, cinco ainda precisavam fazer o RG, e 21, a carteira profissional.

“É uma grande satisfação concluir mais essa etapa e oportunizar, além da formação para o primeiro emprego, a construção cidadã para esses jovens que terão seus documentos que os identificarão e possibilitará o ingresso no mercado de trabalho. Esse é mais um projeto desafiador desenvolvido pelo Pacto e que mostra o comprometimento da coordenadora executiva, Aline Crochemore, na busca de cada vez mais termos um relacionamento próximo das comunidades”, destacou o coordenador do Mapa, professor Gilnei Brauner. 

Essa etapa do projeto Escalada teve como parceiros os diretores das duas Emefs, Alexandre Lemos Vieira e Flávia Spadari Selmo, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS), Sine/FGTAS, Delegacia da Receita Federal, Instituto Geral de Perícias e Biscoitos Zezé, além do M2 Consultoria. Estiveram envolvidos nas atividades as secretarias de Educação e Desporto e de Saúde, com os projetos Justiça Restaurativa e Prevenção da Gravidez Precoce, respectivamente, bem como a pasta de Habitação e Regularização Fundiária. 

Curso de informática para os jovens

Parte dos alunos selecionados pelos professores farão, neste mês, um Curso Avançado com Imersão Tecnológica e Práticas de Entrevista, em um dos laboratórios de informática da Emef Francisco Caruccio. “Para a atividade, contamos com a parceria do professor Fábio, Ranieri e sua equipe da Universidade Catolica de Pelotas (UCPel) e do CIEE”, explicou Gilnei.

Tags

pacto pelotas pela paz, mapa de oportunidades, projeto escalada

Carregando 0%
Carregando 0%