
Município começa transição na política de proteção animal
A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, nesta quinta-feira (28), que a política pública de proteção aos animais será coordenada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). A partir de agora, inicia-se o período de transição dos programas.
Prefeita reúne setores envolvidos em questões de proteção a animais - Fotos: Gustavo Vara
O Canil e Gatil municipais, além do Castramóvel, que realizará um trabalho de educação sobre o tema animal e cadastro de pessoas em situação de vulnerabilidade que necessitam das castrações de seus animais de estimação, até então administrados pela Secretaria de Saúde (SMS), passarão à esfera da SQA, que já lida com situações de maus-tratos contra animais na cidade. A SMS permanecerá na operação do Centro de Controle de Zoonoses.
“Precisamos ter um olhar mais atento para essa causa e tornar a política pública mais firme e consistente, de forma a dar uma resposta melhor para a sociedade. Tenho certeza que a SQA terá essa capacidade, e vai atuar com a SMS com cooperação mútua e trabalho coletivo”, pontuou Paula.
Devido à pandemia do coronavírus, parte das iniciativas de proteção animal foi suspensa, uma vez que foi necessário priorizar o combate à Covid-19. As equipes técnicas vão se reunir nas próximas semanas para definir questões estruturais necessárias para efetivar as mudanças.
Município cadastra entidades para serviços de castrações
A Prefeitura está com o Edital 001/2022 aberto para inscrições de organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil (OSC), para serviço de castração de cães e gatos no município. As entidades interessadas terão até o dia 11 de maio para se cadastrar. Estão previstas 350 castrações para cães e gatos machos e fêmeas, sendo o local para a realização dos procedimentos designados pela entidade selecionada.
O edital e mais informações sobre o chamamento podem ser encontrados em https://www.pelotas.com.br/noticia/municipio-cadastra-entidades-para-serviços-de-castracoes.