ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Município cria Comitê de Operações de Emergência em Saúde

Antigo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, criado durante a pandemia da Covid-19, amplia a área de atuação e passa operar de forma permanente

Por Micael Carvalho 30-11-2022 | 12:08:13

Através do Decreto de n° 6.668/2022, assinado na tarde de terça-feira (29) pela prefeita Paula Mascarenhas foi criado o Comitê de Operações de Emergência em Saúde (Coes). O órgão, que anteriormente havia sido idealizado como Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, durante a pandemia da Covid-19, passa a operar no Município de forma permanente, monitorando e prevenindo possíveis situações que gerem riscos à população.

Foto: Michel Corvello

O novo órgão deve operar no manejo e prevenção de crises de saúde pública, desenvolvendo ações estratégicas, monitorando indicadores, orientando profissionais de saúde e propondo pautas de interesse público em reuniões.

“É importante que exista esse comitê permanente, visto que nós temos diversas situações que precisam de um envolvimento da sociedade como um todo. Que este órgão possa ser um canal de discussão, de propostas, de estratégias e de enfrentamento a situações importantes na área da saúde”, afirmou a secretária de Saúde, Roberta Paganini.

Fazem parte do comitê representantes do Gabinete da Prefeita, da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, da Defesa Civil, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Câmpus Pelotas, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), dos hospitais e instituições de saúde do município, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Pelotas, das forças de segurança que atuam no município, da Aliança Pelotas, do Fórum dos Conselhos, da Associação Médica de Pelotas, da Câmara de Vereadores, além das secretarias de Saúde (SMS), de Governo e Ações Estratégicas (SMG), de Segurança Pública (SMSP), de Assistência Social (SAS), de Transporte e Trânsito (STT), de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e de Educação e Desporto (Smed).

Confira na íntegra o Decreto nº 6.668/2022

Decreto 6.668/2022, Comitê de Operações de Emergência em Saúde