Acesso ao serviço que receberá denúncias, reclamações ou observações relacionadas às empresas terceirizadas está disponível na página da prefeitura

Município cria ouvidoria para trabalhadores terceirizados

Acesso ao serviço que receberá denúncias, reclamações ou observações relacionadas às empresas terceirizadas está disponível na página da prefeitura
Por Ascom 23-01-2024 | 11:56:10
Tags: Ouvidoria , Atendimento , Terceirizados

Demandas, sugestões e verificação de ocorrências na relação de trabalho envolvendo as empresas contratadas pela Administração Municipal e os terceirizados já podem ser feitas por meio de um canal direto com a Ouvidoria-Geral do Município. O serviço está disponível pelo endereço www.pelotas.com.br na aba Serviços, seguindo em Serviços ao Cidadão, Ouvidoria e Atendimento aos Terceirizados, ou ainda de forma presencial no balcão da Ouvidora, no saguão da prefeitura, na Praça Coronel Pedro Osório, 101.

Página do serviço com o formulário para preenchimento. Imagem: divulgação/site

Conforme a coordenadora de Transparência e Controle Interno, Tavane Krause, o canal foi construído com o propósito de receber e apurar denúncias, reclamações ou críticas sobre questões relativas entre os trabalhadores e as empresas contratadas pelo Município para prestação de serviços. 

"Embora não configure vínculo de emprego com o poder Público, cabendo aos contratados (empresas) o cumprimento das obrigações, sejam elas de natureza trabalhista, previdenciária, fiscal ou comercial, compete ao Município, enquanto tomador do serviço, efetivar e qualificar a gestão e fiscalização dos contratos administrativos, de forma preventiva, rotineira e sistemática",detalhou Tavane, reiterando que a nova ferramenta da ouvidoria vem para aperfeiçoar a fiscalização e a condução das obrigações trabalhistas dos terceirizados.

Principais etapas do Serviço

Receber a manifestação; 

Gerar protocolo;

Triar a demanda;

Encaminhar para o órgão/gestor responsável para conhecimento e prestação de esclarecimentos; 

Receber e analisar a resposta;

Disponibilizar resposta ao demandante; e ainda elaborar e publicar relatório de suas atividades para avaliação da qualidade da prestação dos serviços públicos municipais.

Notícias Relacionadas

Prefeitura discute feminicídios

Prefeitura discute feminicídios

Feriado prolongado terá serviços essenciais assegurados

Feriado prolongado terá serviços essenciais assegurados

Pluviômetros registram 40 milímetros de chuva nesta terça em Pelotas

Pluviômetros registram 40 milímetros de chuva nesta terça em Pelotas

Prefeitura terá ponto facultativo no dia 20 de junho

Prefeitura terá ponto facultativo no dia 20 de junho