
Município e IFSul debatem substituição das charretes
A Prefeitura de Pelotas e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), nesta terça-feira (12), em reunião no Paço Municipal, entraram em acordo para que alunos da instituição confeccionem o protótipo para começar a substituição dos veículos de tração animal no município. Inicialmente, a execução da proposta, criada em etapa já trabalhada e apresentada em 2021 por estudantes do IFSul, seria feita por egressos das Universidade Federal de Pelotas, que declinou, recentemente, por dificuldades estruturais.

Foto: Gustavo Vara
De acordo com a prefeita Paula Mascarenhas, através do convênio que será estabelecido, o IFSul terá 12 meses para a execução do veículo, entregando o protótipo pronto e testado no final do prazo. Durante esse período, o Município irá buscar maior aproximação e envolver a entidade que representa os catadores, charreteiros e carroceiros, e que utilizam veículos de tração animal, para que analisem se a estrutura está de acordo com as suas necessidades.
“O IFSul sempre foi um grande parceiro da Prefeitura, e mostrou isso principalmente durante a pandemia. Agora, mais uma vez, se mostra um importante aliado nesse processo de substituição das charretes, contribuindo com o conhecimento técnico dos seus estudantes”, afirmou Paula, agradecendo o apoio da instituição.
Para a execução, conforme esclareceu o coordenador de Inovação Tecnológica do IFSul, Diego Pereira, será criado um projeto de pesquisa e selecionado um aluno, como bolsista remunerado, para atuar com orientação de um professor. O projeto, desenvolvido por alunos da instituição federal, e que, inicialmente, seria construído por estudantes da UFPel, terá algumas adaptações, mas manterá as contribuições da Universidade, que esteve como apoiadora da iniciativa.
A parceria será formalizada, em breve, por meio de um convênio assinado entre o Poder Público e o Instituto. A proposta passa agora pelos trâmites legais para ser efetivada.
Participaram da reunião o presidente do Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa), Henrique Fetter, o diretor executivo da Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, Matheus Castilho, e demais representantes do Comupa.
Notícias Relacionadas

Prefeitura garante cestas básicas e adia pagamento da água a pescadores

Prefeito Fernando Marroni participa da Assembleia Geral de Prefeitos na Expointer 2025

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025
Prefeito assina contratos para construção de ETEs