
Município entrega 94 computadores para a rede de ensino
Com o objetivo de ampliar a informatização das escolas da rede municipal, a prefeita Paula Mascarenhas realizou, no fim da manhã desta sexta-feira (27), a entrega de 94 novos computadores para as escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e de Educação Infantil (Emeis). O investimento é de R$ 535,7 mil e a aquisição representa avanço histórico no projeto de transformação digital da educação pública de Pelotas.
Por meio de trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), em parceria com a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), a informatização das escolas municipais visa oferecer mais suporte para as equipes diretivas, bem como maior acesso para pais, alunos e professores. Paula destacou a importância e os benefícios da iniciativa.
“O que nós estamos fazendo aqui se trata de um projeto de inovação extraordinário. Esse é um grande passo no caminho que estamos trilhando em direção a uma escola inovadora, que vai funcionar, também, de forma on-line, permitindo acesso às famílias, estudantes e professores. Tenho um orgulho enorme de estar acompanhando esse processo de transformação de perto, o qual vai beneficiar quem constitui a rede de ensino, mas, especialmente, aqueles que são o foco principal do nosso trabalho, que são os nossos alunos”, declarou.
Aquisição das máquinas representa avanço na informatização do setor - Fotos: Gustavo Vara
De acordo com a secretária municipal de Educação e Desporto, Adriane Silveira, o processo teve início em meio à pandemia da Covid-19. “Em 2021, durante a pandemia, identificamos a necessidade indispensável da conectividade, e, desde então, temos trabalhado nesse processo de transformação da rede. Com a criação do Portal Municipal da Educação de Pelotas (Pemp), hoje, nós já temos todas as escolas do Município conectadas com a Smed. A entrega dessas máquinas representa o marco na virada da informatização da rede municipal de ensino. É a mudança real de uma escola analógica para uma escola com capacidade de acesso digital”, disse.
A expansão do processo de informatização das escolas é um dos focos principais do Município. A expectativa é que, até 2024, seja possível efetivar a inclusão dos professores na plataforma, viabilizando a inserção de processos avaliativos, registros de frequência e disponibilização do conteúdo trabalhado dentro de sala de aula, transformando o diário de classe em ambiente integralmente digital.
As equipes diretivas aprovam o processo de transformação, destacando a qualidade do ambiente virtual para publicação de informações referentes à trajetória escolar dos alunos. “Certamente, esses equipamentos vão fazer jus a todo esforço das escolas e ao merecimento dos nossos alunos, no que se refere à qualidade da informação das notificações, das notas e de todo o processo de registro da vida escolar dos estudantes. Acredito que, com essa proposta, a gente tem um marco do antes e do depois da informatização da educação”, afirmou o diretor da Emef Fernando Osório, Maiquel Fouchy.

Foto: Gustavo Vara
Também estiveram presentes na entrega das máquinas o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, o assessor especial do Conssedi, Maurício Martins, além de representantes das equipes diretivas das 94 escolas da rede municipal.
Notícias Relacionadas

Alunos do CMP participam de filme que concorrerá no Festival de Gramado

Matrículas para EJA na rede municipal de ensino estão abertas

Aulas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda-feira

Prefeitura abre nova consulta pública para escolha de equipes diretivas