
Município entrega premiação de tecnologia e inovação
Professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doutor Mário Meneghetti, localizada no Getúlio Vargas, receberam, nesta terça-feira (21), no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), a premiação referente ao 2º lugar conquistado na XI Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências – Motic São Léo Internacional – realizada de 12 a 15 de setembro em São Leopoldo. O Clube de Robótica e Computação Criativa da Emef participou do evento com o projeto Sustentabilidade Criativa: Possibilidades para a Educação Maker.
Projeto foi premiado com o 2º lugar - Fotos: Divulgação/Smed
A premiação foi conferida pela secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e pela diretoria pedagógica da Smed. O projeto premiado, integra os Clubes de Robótica e Computação Criativa da rede municipal de ensino e teve como orientador e coorientadora os professores Christian Roger Vilela Pieper e Cris Elena Padilha da Silva.
Participaram do projeto os alunos João Victor de Oliveira de Miranda (11 anos), Maria Eduarda Nunes Costa (10 anos) e Nicolas Leal Simões (11 anos). A proposta apresentada foi a criação de um jogo, que recebeu o nome de Catand(r)oid, criado na plataforma Scratch com a linguagem de programação em blocos e produção de um braço robótico hidráulico, confeccionado com materiais recicláveis ou reutilizáveis, como papelão.
Segundo a Smed, o jogo Catand(r)oid foi idealizado para juntar o game e a diversão com a conscientização para a importância da coleta e reciclagem. O braço robótico foi apresentado com a hipótese de representar um braço mecânico em uma cooperativa de reciclagem. Os dois projetos, em conjunto, mostram a proposta de que, por meio da educação e do pensamento maker, há um caminho para a sustentabilidade, em seus aspectos ambientais e sociais.
Pelotense participa
O Município ainda esteve representado na Mostra pelo Colégio Municipal Pelotense, com o projeto Robótica, Inclusão e Acessibilidade: um Projeto de Colaboração. As professoras Cris Elena Padilha da Silva e Adriane Esperança foram orientadora e coorientadora respectivamente. Participaram do projeto as alunas Cecília Vieira Rodrigues (10 anos), Elena Alves Machado (10 anos), Juliana Cardoso Ramires (11 anos) e Isabel Sias (12 anos).
“A proposta desse projeto foi inspirada na criação de um protótipo que possa colaborar com a realidade da nossa escola, promovendo a autonomia para os alunos com deficiência”, ressalta a professora Cris Elena. Para a criação do protótipo, as alunas projetaram o design, arte e programação em blocos, utilizando a plataforma Tinkercad e a placa de programação Arduíno. Foi realizada a automação da porta de acesso para a escola com sensores de aproximação.
Clubes de Robótica e Computação Criativa
A rede municipal de ensino de Pelotas, sob coordenação do Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep), conta com 21 Clubes de Robótica e Computação Criativa, que atendem em torno de 400 alunos, na faixa etária de nove a 14 anos. As atividades desenvolvidas nos Clubes visam estimular a curiosidade e criatividade dos estudantes, tornando-os protagonistas da própria busca por conhecimento, não apenas consumidores de tecnologia, realizando atividades mão na massa, associadas às competências da BNCC exercitando a empatia, o diálogo e a resolução de problemas em cooperação.
Os projetos apresentados na XI Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências – Motic São Léo Internacional são oriundos das atividades desenvolvidas nos Clubes de Robótica e Computação Criativa das respectivas escolas inscritas. A participação não foi presencial, conforme foi prevista, devido às condições climáticas na data. No entanto, os professores e alunos apresentaram os projetos de forma on-line.
Notícias Relacionadas

Alunos do CMP participam de filme que concorrerá no Festival de Gramado

Matrículas para EJA na rede municipal de ensino estão abertas

Aulas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda-feira

Prefeitura abre nova consulta pública para escolha de equipes diretivas