ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Município inicia nova etapa do Programa ACT

Medida busca capacitar os profissionais atuantes na linha de frente dos abrigos da SAS

Por Carol Quincozes 25-09-2023 | 15:43:26

Nova etapa do ACT envolve educadores sociais da Prefeitura. Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Pelotas deu início a uma nova etapa do programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, política pública municipal integrada ao eixo de prevenção do Pacto Pelotas Pela Paz. É a primeira vez, nos cinco anos de funcionamento do programa, que turmas específicas para educadores sociais foram implementadas.

Atualmente, 90 educadores participam do ACT, que funciona nos turnos da manhã, tarde e noite. Os profissionais recebem a formação pelos cinco facilitadores, distribuídos em cinco turmas do programa. Ao todo, serão realizados oito encontros semanais com duas horas de duração.

Conforme a coordenadora do ACT, Alicéia Ceciliano, os novos grupos formativos foram criados para os profissionais que trabalham diretamente nas instituições da Secretaria de Assistência Social (SAS), como o Centro Especializado em Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Casa do Carinho, Casa de Acolhida, dentre outros abrigos contemplados pela Secretaria.

“O ACT tem objetivo de preparar cuidadores, pais e familiares para criar uma criança em ambientes seguros e os educadores são profissionais que trabalham diretamente com famílias. Acreditamos que é uma formação essencial para eles. Tanto as famílias quanto os educadores conseguem perceber a importância da disciplina positiva com as práticas dos bons exemplos. Eles refletem sobre como foi a infância deles”, ressalta.

Sobre o ACT

O ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros foi implementado em 2018, e visa estabelecer o vínculo de respeito, cuidado e diálogo entre a criança, pais e cuidadores.

Pelotas foi a primeira cidade do mundo onde o programa se transformou em política pública, sendo direcionado a Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental (Emeis e Emefs) e a Centros de Referência e Assistência Social (Cras). Desde sua criação, mais de 800 famílias foram beneficiadas pelo programa.

ACT, crianças, ambientes seguros