ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Município integra painel sobre segurança pública

Evento promovido pela UCPel teve como objetivo discutir a segurança pública e os desafios no cenário pós-pandêmico no meio acadêmico. Experiência do Pacto Pelotas pela Paz foi apresentada

Por Marina Amaral 26-08-2022 | 11:16:03

Na noite de quarta-feira (24), o Município esteve presente no Painel Desafios da Segurança Pública no Cenário Pós-pandemia, promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A experiência do Pacto Pelotas pela Paz, política pública da Prefeitura, foi apresentada pelo secretário municipal de Segurança Pública, José Apodi Dourado. O evento, que ocorreu no Auditório Dom Antônio Zattera, também teve como convidado o coordenador de planejamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública, coronel Luís Fernando de Oliveira Linch.

Trazer essa temática para o âmbito universitário, a fim de debater o futuro da segurança pública, teve a importância destacada por Dourado, principalmente por se tratar de um local onde se produz conhecimento. “No Pacto Pelotas pela Paz, os números, baseados em evidências científicas, nos possibilitam discutir a criminalidade, onde e como combatê-las. Trazendo a expertise da universidade para dentro da política de segurança pública de Pelotas, conseguiremos entender como funcionam os crimes na cidade”, completou.

“Sabemos que Pelotas é um município que avançou muito na questão da segurança pública, com a integração das forças de segurança com os programas municipais e estaduais, então é uma satisfação muito grande estar aqui. Pelotas é uma referência em termos de educação e de avanços tecnológicos, porque tem essa liderança da comunidade que puxa temas relevantes como a segurança pública”, afirmou o coronel Linch, representando o governo do Estado, durante o Painel.
Fotos: Gustavo Vara

Estavam presentes representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Municipal de Pelotas, além dos professores Luiz Peixoto e o tenente-coronel Márcio Facin, que é coordenador regional da Defesa Civil no Rio Grande do Sul, e acadêmicos dos cursos de tecnologia em Segurança Pública e Gestão Pública, bacharelado em Direito e comunidade em geral.

segurança pública, painel, pacto pelotas pela paz