
Município revitaliza estradas no 4º distrito
Priorizando a qualidade da estrutura viária da colônia, a Prefeitura acaba de revitalizar as estradas do Picadão e da Chácara, no 4º distrito, Triunfo, quase na divisa com o município de Canguçu. A região é grande produtora de fumo, além de sediar vários frigoríficos que realizam abates fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Com as intervenções da Secretaria de Desenvolvimento Rural, o deslocamento da produção passa a contar com mais conforto e segurança.
Estradas requalificadas dão mais segurança e conforto ao escoamento da produção - Fotos: Divulgação/SDR
“Grande percentual do PIB agropecuário do Município está concentrado naquela região. Por essa razão, foi priorizada a transformação de corredores estreitos, que dificultavam a trafegabilidade de caminhões e de veículos menores, em estradas mais amplas, indutoras do desenvolvimento”, observa o secretário Jair Seidel.
Maquinário e equipe da Secretaria realizou o alargamento das vias, colocação de cascalho no leito, drenagem e roçado nas laterais. Diversos quilômetros receberam as melhorias, facilitando o transporte da produção e beneficiando produtores. As ações realizadas eram demanda de agricultores e industriais. “Agora, poderá haver ampliação de negócios e diversificação de atividades geradoras de riquezas”, afirma Seidel.
Planejamento estratégico
O Município adota planejamento estratégico, com maquinário e equipes, para atender às demandas de acordo com o alcance das ações. Todas as sextas-feiras, a Secretaria define cronograma da semana seguinte e vai avançando nas soluções.
De acordo com o chefe da pasta de Desenvolvimento Rural, moradores da colônia devem encaminhar as demandas da sua região para a Secretaria. Os contatos são importantes para definição das ações a serem empreendidas. “Para otimizar a comunicação entre a colônia e a Prefeitura, estaremos estabelecendo um canal de comunicação direto por telefone e WhatsApp, para receber sugestões, solicitações e informar sobre atividades realizadas e resultados. Em breve, será divulgado o número”, afirmou.
Seidel ainda enfatiza que sugestões serão bem-vindas, podendo resultar na implementação de programas de sucesso, como o de agroindústrias, de empreendimentos turísticos, de sementes, de correção de solos, de construção de açudes, de piscicultura, de recolhimento de embalagens de agrotóxicos e outros. “Com diálogo, vamos tornar melhor a vida das pessoas no meio rural”. O secretário também lembra que o governo federal lançou o programa Terra Brasil, para compra de terras em condições favoráveis de financiamento, voltado aos jovens, com estímulo para a permanência no campo, exercendo as atividades de agricultor, que considera a maior das profissões, pois produz alimentos - o que é essencial para a vida de toda a humanidade.