
Município vai fortalecer rede de proteção a crianças
O Município vai incorporar às atividades de responsabilidade da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal (GM), a proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência. A decisão ocorreu durante uma reunião entre a prefeita Paula Mascarenhas, nesta sexta-feira (15), a juíza da Infância e Juventude, Alessandra Couto de Oliveira, a promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude Luciara Robe da Silveira e o juiz Ricardo Hamilton, diretor do Foro da Comarca e titular da 4ª Vara Criminal.
“Esse tema é muito importante. Nesse segundo mandato, estamos focando na primeira infância como prioridade, pois é uma das maiores obrigações que temos. Vejo com muito bons olhos uma política pública de proteção às crianças a partir de uma rede forte”, destacou a gestora municipal.

Foto: Michel Corvello
A provocação do Poder Judiciário e Ministério Público surgiu a partir da aprovação da Lei Federal 14.344/2022, chamada Henry Borel, que estabelece medidas protetivas específicas para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar. A norma também considera crime a ciência da situação de violência sem denúncia.
O processo vai iniciar com palestras destinadas a todos os guardas municipais, a fim de sensibilizar para essa temática. Após isso, os agentes da Patrulha irão realizar uma formação específica, a fim de garantir o cumprimento das medidas protetivas e acolhimento necessário às vítimas.
Também participaram da reunião os titulares das secretarias de Segurança Pública, José Apodi Dourado, e de Assistência Social (SAS), Tiago Bündchen, a diretora de Média Complexidade, Paola Fernandes, e a chefe do Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SAS, Andréia Iriart.
Notícias Relacionadas

Prefeitura garante cestas básicas e adia pagamento da água a pescadores

Prefeito Fernando Marroni participa da Assembleia Geral de Prefeitos na Expointer 2025

Cras Centro discute prevenção ao suicídio com usuários

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025