Atividade ocorreu nesta quarta-feira (3), no Salão Nobre do Paço Municipal

Novos servidores públicos participam de acolhida

Atividade ocorreu nesta quarta-feira (3), no Salão Nobre do Paço Municipal
Por Autor desconhecido 03-10-2018 | 16:56:40
Tags: acolhida, servidores

      Mais uma Acolhida aos Servidores ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, nesta quarta-feira (3). Cerca de 30 novos funcionários públicos ligados às pastas de Educação e Desporto (Smed), Saúde (SMS), Desenvolvimento Rural (SDR), Assistência Social (SAS) e Fazenda (SMF) - ingressantes no último mês -, participaram da atividade organizada pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) e que contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, e do vice, Idemar Barz. 

Fotos: Gustavo Vara

      Durante a abertura, o destaque foi para a importância do trabalho desempenhado por cada um em suas funções. Abel Dourado, secretário da SARH, lembrou que o ingresso no serviço público faz parte de uma mudança de vida e deve servir de incentivo para trabalhar sem perder o entusiasmo, mesmo quando situações difíceis surgirem.

      Como faz tradicionalmente, a chefe do Executivo falou ainda sobre duas características que considera importantes durante o trabalho e que, espera, passem a fazer parte das atividades diárias de cada servidor: o carinho com o cidadão e o capricho ao realizar suas atividades.  

“A meta é entregar o melhor ao cidadão, através do nosso trabalho. E isso é o que espero de cada um de vocês”, finalizou a prefeita. 

      A prefeita manteve o tom e destacou sentir-se feliz em perceber que as pessoas ainda se interessam pelo concurso público como meio para buscar a estabilidade. Paula também pediu que não a considerassem como chefe: ela apenas ocupa um cargo administrativo para o qual foi eleita e retornará a ser professora concursada depois que sua gestão findar. 

A Acolhida

      A atividade integra o programa Cuidando do Servidor e busca informá-lo sobre direitos e deveres enquanto integrante do quadro do funcionalismo municipal. A atividade desta quarta-feira é apenas mais um dos encontros promovidos pela equipe da pasta de Administração e Recursos Humanos. O objetivo é reduzir a discrepância de tempo entre a nomeação do servidor e a participação na acolhida.

Confira os temas abordados no encontro:

  • Estrutura administrativa

      A estrutura administrativa – direta e indireta - da Prefeitura foi apresentada pela diretora executiva da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) Berenice Nunes, que também abordou os valores, a missão e os princípios da gestão da prefeita Paula. 

  • Estágio Probatório

      A procuradora municipal, Cristiane Grequi, falou sobre o Estágio Probatório e esclareceu que o servidor público é considerado estável após três anos da nomeação, período em que é avaliado pela chefia imediata semestralmente. Destacou que o Estágio Probatório dura 36 meses ininterruptos de efetivo exercício e, que, em caso de licença – maternidade, por exemplo -, a avaliação é paralisada e retomada assim que o servidor voltar ao trabalho. 

  • Saúde e segurança do trabalhador

     A chefe do departamento de Saúde e Segurança do Trabalho da Sarh, Veridiana Freitas, comentou que a missão do setor é a garantia da integridade do servidor no ambiente de trabalho. Esclareceu sobre tipos de licenças, acompanhamento de familiar, licença maternidade, a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), concessão de periculosidade e insalubridade. Ela também destacou que não é possível estar em todos os lugares, por isso convidou os servidores que se sentirem vulneráveis no espaço de trabalho a buscarem o atendimento na rua General Osório, 938.

  • Previdência e Fundo da Assistência Médica

      Finalizando a tarde de apresentações, a chefe do departamento de Recursos Humanos da SARH e conselheira deliberativa do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel), Tavane de Moraes, explicou o funcionamento do Instituto, criado em 1999, exclusivamente para o atendimento dos servidores estatutários. Destacou o funcionamento da licença de saúde, as coberturas dos serviços médicos e a averbação do tempo de trabalho em outros lugares - públicos ou privados -, antes do ingresso na Prefeitura.  

Notícias Relacionadas

Lançado edital de abertura do processo de seleção simplificada para Agente Fiscal

Lançado edital de abertura do processo de seleção simplificada para Agente Fiscal

Prefeitura convoca e nomeia profissionais em 10 novos editais

Prefeitura convoca e nomeia profissionais em 10 novos editais

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Prefeitura cancela seleção pública para a função de Agente Fiscal

Prefeitura cancela seleção pública para a função de Agente Fiscal