
Novos servidores públicos participam de acolhida
Mais uma Acolhida aos Servidores ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, nesta quarta-feira (3). Cerca de 30 novos funcionários públicos ligados às pastas de Educação e Desporto (Smed), Saúde (SMS), Desenvolvimento Rural (SDR), Assistência Social (SAS) e Fazenda (SMF) - ingressantes no último mês -, participaram da atividade organizada pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) e que contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, e do vice, Idemar Barz.
Fotos: Gustavo Vara
Durante a abertura, o destaque foi para a importância do trabalho desempenhado por cada um em suas funções. Abel Dourado, secretário da SARH, lembrou que o ingresso no serviço público faz parte de uma mudança de vida e deve servir de incentivo para trabalhar sem perder o entusiasmo, mesmo quando situações difíceis surgirem.
Como faz tradicionalmente, a chefe do Executivo falou ainda sobre duas características que considera importantes durante o trabalho e que, espera, passem a fazer parte das atividades diárias de cada servidor: o carinho com o cidadão e o capricho ao realizar suas atividades.
“A meta é entregar o melhor ao cidadão, através do nosso trabalho. E isso é o que espero de cada um de vocês”, finalizou a prefeita.
A prefeita manteve o tom e destacou sentir-se feliz em perceber que as pessoas ainda se interessam pelo concurso público como meio para buscar a estabilidade. Paula também pediu que não a considerassem como chefe: ela apenas ocupa um cargo administrativo para o qual foi eleita e retornará a ser professora concursada depois que sua gestão findar.
A Acolhida
A atividade integra o programa Cuidando do Servidor e busca informá-lo sobre direitos e deveres enquanto integrante do quadro do funcionalismo municipal. A atividade desta quarta-feira é apenas mais um dos encontros promovidos pela equipe da pasta de Administração e Recursos Humanos. O objetivo é reduzir a discrepância de tempo entre a nomeação do servidor e a participação na acolhida.
Confira os temas abordados no encontro:
- Estrutura administrativa
A estrutura administrativa – direta e indireta - da Prefeitura foi apresentada pela diretora executiva da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) Berenice Nunes, que também abordou os valores, a missão e os princípios da gestão da prefeita Paula.
- Estágio Probatório
A procuradora municipal, Cristiane Grequi, falou sobre o Estágio Probatório e esclareceu que o servidor público é considerado estável após três anos da nomeação, período em que é avaliado pela chefia imediata semestralmente. Destacou que o Estágio Probatório dura 36 meses ininterruptos de efetivo exercício e, que, em caso de licença – maternidade, por exemplo -, a avaliação é paralisada e retomada assim que o servidor voltar ao trabalho.
- Saúde e segurança do trabalhador
A chefe do departamento de Saúde e Segurança do Trabalho da Sarh, Veridiana Freitas, comentou que a missão do setor é a garantia da integridade do servidor no ambiente de trabalho. Esclareceu sobre tipos de licenças, acompanhamento de familiar, licença maternidade, a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), concessão de periculosidade e insalubridade. Ela também destacou que não é possível estar em todos os lugares, por isso convidou os servidores que se sentirem vulneráveis no espaço de trabalho a buscarem o atendimento na rua General Osório, 938.
- Previdência e Fundo da Assistência Médica
Finalizando a tarde de apresentações, a chefe do departamento de Recursos Humanos da SARH e conselheira deliberativa do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel), Tavane de Moraes, explicou o funcionamento do Instituto, criado em 1999, exclusivamente para o atendimento dos servidores estatutários. Destacou o funcionamento da licença de saúde, as coberturas dos serviços médicos e a averbação do tempo de trabalho em outros lugares - públicos ou privados -, antes do ingresso na Prefeitura.