ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Observatório de Segurança recebe gestores de Rio Grande

Visita técnica ao setor pelotense foi para conhecer o trabalho de monitoramento desenvolvido pelo órgão

Por César Soares 26-05-2023 | 15:02:11

As ações, metodologias de atuação e projetos desenvolvidos pelo Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social da Prefeitura de Pelotas têm despertado o interesse e são acompanhados por gestores públicos de várias cidades, como Canguçu, Francisco Morato (SP), Sobral (CE), Caruaru (PE). Nesta quinta-feira (25), grupo de profissionais da segurança pública do município vizinho de Rio Grande conheceram detalhes do trabalho do órgão pelotense.

Durante a visita técnica ao Observatório, a coordenação fez a apresentação do setor, detalhando indicadores avaliados, acesso à rede de dados do Estado e da União, processos da coleta e mineração de informações, e compartilharam desafios comuns do trabalho.

Encontro no Observatório de Segurança Pública. Fotos: Rodrigo Chagas

Conforme o coordenador do Observatório de Segurança, Samuel Rivero, vários municípios têm identificado Pelotas como referência no trabalho de monitoramento dos dados da segurança pública e procuram estabelecer intercâmbio para ampliar os conhecimentos e implementá-los em suas gestões.

"Um outro aspecto relevante desse contato é que, com essa aproximação de municípios vizinhos, se consegue trocar experiência e aprender com eles também e como enxergam a região. A violência não está autolimitada aos territórios dos municípios e, por isso, é fundamental que estejamos em constante diálogo. A oportunidade de podermos apresentar o nosso trabalho também nos ajuda a enxergar o todo e nos organizar cada vez mais", avaliou Rivero.

Lançado em 2017, o Observatório de Pelotas desenvolve o seu trabalho com foco na gestão qualificada da informação e do conhecimento sobre segurança pública, justiça criminal e prevenção social na cidade.

A intenção das equipes visitantes, conforme salientou o coordenador do Observatório de Rio Grande, Maikon Lavall, é avançar com a reestruturação do órgão na cidade, focado no projeto maior de segurança chamado Virada da Paz, nos mesmos moldes de atuação de Pelotas, onde o Observatório atua diretamente com o Pacto Pelotas pela Paz. Além de Lavall da cidade vizinha, também estiveram em Pelotas o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Fernandes; o superintendente de Segurança, Vitor da Veiga, e o gerente do Sistema de Gestão Operacional (SGO), Alex Moraes.

Entre os profissionais de Pelotas, acompanharam a reunião o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, a comandante da Guarda Municipal, Cíntia Aires e a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, além da geógrafa e analista de informações geográficas do Observatório, Ândrea Lopes, da analista de dados do Observatório, Valdirene Drehmer, dos estagiários Gabriel Silva e Marcello Cabreira, e da assessora de planejamento estratégico do Pacto, Esmeralda Faria.

Observatório, Segurança Pública, Pelotas, Rio Grande