
Oito caçambas de entulhos são recolhidas no Bota-fora do Valverde
A edição do Dia do Bota-fora, no balneário Valverde, no Laranjal, resultou no recolhimento de oito cargas (caçambas) de materiais inservíveis – cinco na segunda-feira (12) e três na manhã desta terça-feira (13). A ação transcorre sob responsabilidade da Prefeitura e é executada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura.
Uma vez por mês, em data e local predeterminados, moradores têm a oportunidade de descartar lixo inorgânico na frente de suas casas, para ser recolhido, sem qualquer custo, e evitar que os excedentes sejam jogados em vias públicas, provocando poluição visual e ambiental. Vale desfazer-se de estofados, restos de poda, madeiramento, vidros, eletrodomésticos, colchões, sobras de construção e outros.
Como surgiu e resultados
O Dia do Bota-fora surgiu após projeto de lei do vereador Reinaldo Belezinha (PSD) e foi instituído pelo Decreto 6.123/2019. A ação é realizada, mensalmente, pela equipe e maquinário da Secretaria.
O secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes, informa que, dentre as edições do Bota-fora de 2021, os locais que tiveram mais cargas recolhidas foram Pontal da Barra e Jardim Europa, totalizando 16 caçambas cada um.
Neste ano, o Dia do Bota-fora iniciou-se em fevereiro. Até agora, já foram atendidas as localidades Pontal da Barra, Jardim do Prado, Vila Castilhos, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Europa e Valverde.
Confira quando e onde serão os próximos
Dia 9/8 - Loteamento Santos Dumont – Três Vendas
Dia 13/9 - Vila Governaço – Fragata
Dia 11/10 - Ambrósio Perret – São Gonçalo
Dia 8/11 - Corredor do Obelisco – Areal
Dia 13/12 - Balneário Santo Antônio - Laranjal