ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Oito novos comitês ampliam atuação do Cada Jovem Conta

Mais de 300 estudantes receberão atenção especializada para prevenir o risco de violência

03-04-2018 | 14:51:40

A partir da experiência dos dois primeiros territórios implantados no Areal, Dunas e Bom Jesus, a rede do Cada Jovem Conta será ampliada para outros oito comitês. Até o final deste mês as novas áreas, que integram escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e serviços de assistência social entrarão em campo juntos em outras regiões da cidade. O objetivo é identificar estudantes em risco de evadir da sala de aula e ligados a situações de risco para a violência. O lançamento das novas divisões ocorre nesta quarta-feira (4), às 14h30min, no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

A metodologia integrante do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, começou a ser desenvolvida em setembro de 2017 em oito escolas. O trabalho serviu como base para as intervenções que serão levadas aos outros 17 educandários, inclusive estaduais, que ingressam no programa.

Arte: Mariana Valente

Os Comitês Territoriais são áreas de atendimento integrado da rede de proteção do Cada Jovem Conta. Sua atuação mobiliza esforços conjuntos de escolas, UBS, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Redução de Danos e serviços de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) daquela região para identificar alunos ligados a fatores de risco e vulnerabilidade para a violência. Os casos captados nos educandários são discutidos pelo grupo multidisciplinar que determina os encaminhamentos necessários para ajudar aquele estudante a se distanciar de situações de conflito.

No momento, 66 estudantes são acompanhados. Com a ampliação, as escolas podem identificar até dez alunos em situação de risco de violência o que elevará para 315 alunos a capacidade de acolhimento da rede. Com a expansão, sobe para 25 o número de instituições de ensino alinhadas com a proposta.

O avanço também será registrado na Saúde, que antes contava com quatro UBS participantes e agora terá 15 mobilizadas. O Centro de Referência de Assistência Social Areal (Cras) deixará de ser o único a prestar atendimento, pois a demanda contará com quatro Cras de prontidão para as demandas do Cada Jovem Conta. O auxílio tem o suporte extra do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e de uma equipe volante.

Proteção integrada

Entre os ganhos da nova fase está o reforço na atenção diferenciada às famílias dos alunos acolhidos. Este tipo de apoio será intensificado e estimulado a auxiliar também os irmãos e outros familiares que precisarem de algum tipo de ajuda.

A tônica da divisão da cobertura em comitês territoriais concentra-se na proteção dos estudantes de regiões de extrema vulnerabilidade e violência ao envolvê-los nos serviços municipais com o intuito de mostrar um horizonte mais favorável de vida.

A escolha dos territórios tem origem nas localidades com maior incidência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), georreferenciadas pelo Observatório Municipal de Segurança Pública através de estudo de áreas quentes (hotspots).

Base mais sólida

Nos novos locais, as equipes começam com um embasamento maior, fundamentado na experiência das escolas, UBS e serviços de assistência social que formaram os grupos multidisciplinares iniciais. Juntos, eles conseguiram atingir 89% de eficiência nos primeiros meses de atuação em parte da Zona Norte.

A nova fase conta também com a criação de material impresso que dispõe um manual e formulários padronizados. Isso confere à ampliação outro patamar teórico com o passo a passo das ações. Antes disso, os profissionais que irão compor a rede participam, nesta quarta-feira, de uma formação geral.

A capacitação propõe a maior agilidade nos encaminhamentos e o estímulo à proatividade e integração dos servidores e das várias áreas de atuação, sob o intuito de intensificar a atenção aos estudantes acolhidos.

“É importante as pessoas entenderem como o programa funciona para quando elas receberem as demandas na escola, UBS ou no Cras, saberem do que estamos falando e agirem integradamente”, afirma Aline Crochemore, coordenadora do Cada Jovem Conta.

A expectativa é de a expansão possibilitar uma unidade cada vez maior da rede de atendimento e de seu papel na prevenção da violência.

“Esperamos que a rede se conscientize da disputa que fazemos com a criminalidade, pois cada um que identificamos conta. Faz a diferença para nós resgatar este estudante para uma realidade melhor”, completa Aline.

Conheça as próximas áreas a contarem com a cobertura

Comitê Territorial 3 - Getúlio Vargas

Comitê Territorial 4 - Loteamento Osório

Comitê Territorial 5 - Pestano