
Operações Integradas coíbem aglomerações e perturbação do sossego
As Operações Integradas do Pacto Pelotas pela Paz percorreram as ruas do município, neste final de semana, para garantir a segurança da população e o cumprimento dos decretos de prevenção à pandemia de coronavírus. As ações tiveram início na quinta-feira (19) e seguem até a próxima quarta (25). Até este domingo (22), 277 pessoas foram abordadas durante o trabalho dos agentes.

Efetivo das Operações Integradas. Foto: reprodução
Na quinta (19), os efetivos da Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e agentes de Trânsito, com o apoio dos fiscais da Prefeitura, realizaram patrulhamento por ruas e avenidas, além de abordagens na região central da cidade, no Porto e na zona Norte. Nessa ação, 70 pessoas e 38 veículos passaram por abordagem – destes, quatro precisaram ser removidos. Os agentes de Trânsito registraram seis autos de infração durante os trabalhos.
Na sexta (20), os efetivos atenderam a denúncias da população nas principais avenidas e no Fragata, pontos tradicionais de perturbação do sossego, quando 70 pessoas e 36 veículos foram abordados. Também na virada de quinta para sexta, seis veículos receberam autuação, através das câmeras de videomonitoramento da Secretaria de Transporte e Trânsito, por estacionamento irregular na orla do Laranjal – está proibido entre meia-noite e 6h.
Já no sábado (21), o foco das operações foi o combate à aglomerações, em locais como na avenida Bento Gonçalves, rua Barão de Santa Tecla e no Jardim Europa. Nestes locais 10 pessoas foram notificadas pelo não uso de máscaras e uma por promover aglomeração.
O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), tenente-coronel Márcio André Facin explica que as operações integradas ocorrem todos os dias da semana e são realizadas em pontos estratégicos. “Além das operações do fim de semana, nos dias de semana nós colocamos nossas viaturas em pontos estratégicos da cidade, definidos pelo observatório do município, com intuito de combater e prevenir os crimes na cidade”, aponta.
Máscara segue obrigatória
Desde julho do ano passado está em vigor a Lei n° 6.819, que autoriza a aplicação de multa para quem não utilizar a máscara e promover ou participar de aglomerações, em Pelotas.
O Secretário de Segurança Pública de Pelotas, José Apodi Dourado chama atenção para a conscientização da população, pois a pandemia não passou e além do uso da máscara, segue obrigatório o cumprimento dos protocolos sanitários e de distanciamento. "As pessoas só devem retirar a máscara no momento que forem consumir algo, colocando a mesma logo após este consumo, vamos cuidar agora, para não perder logo adiante”, reforçou.
Conforme o regramento, a não utilização do item de proteção configura uma infração de natureza leve e que pode ser penalizada com multa. O regramento exclui apenas as crianças, menores de 10 anos, do uso obrigatório. A autuação também vale para estabelecimentos e empresas que não exigirem a utilização da máscara em seu interior.