ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Operações Integradas realizam atividades no fim de semana

Por João Pedro Macedo 28-08-2023 | 17:41:23

Durante o final de semana, as Operações Integradas, articulação conjunta da Prefeitura de Pelotas, que reúne as forças de segurança e órgãos de fiscalização do Município, realizaram a primeira atividade, no período da madrugada, desde a regulamentação da nova Lei de Perturbação do Sossego, além de ação educativa sobre segurança no trânsito junto com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Guarnições fazem suas primeiras operações desde a regulamentação da nova Lei de Perturbação do Sossego e STT promove conscientização no trânsito. Foto: Gustavo Vara

A operação conjunta iniciou-se por volta da 1h40min e se estendeu até as 5h nas avenidas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, enquanto a atividade educativa ocorreu no Altar da Pátria, no parque Dom Antônio Zattera, das 21h até as 23h30min.

Cenário de segurança

Com 11 agentes de Trânsito, seis guardas municipais e 16 profissionais da Brigada Militar, a operação resultou na abordagem de 120 pessoas, na fiscalização de 13 veículos e notificação de 12. Foram, ainda, emitidos 20 autos de infrações de trânsito e cinco veículos acabaram recolhidos para o depósito. Também foi registrada uma recusa de teste de etilômetro.

Foto: arquivo/Ascom

Devido à falta de movimento na avenida Bento Gonçalves, a equipe de inteligência do 4° Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi direcionada para a avenida Pinheiro Machado, em razão da corrida clandestina de motocicletas e uso de som automotivo. As irregularidades foram comprovadas e os envolvidos abordados e notificados.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, José Apodi Dourado, esses resultados já correspondem às mudanças referentes à nova Lei de perturbação no Município. "O público noturno tem aderido à nova legislação. Na região da rua Gonçalves Chaves, por exemplo, os bares têm respeitado o decreto, fechando à meia-noite todos os dias. Na avenida Bento Gonçalves, não houve perturbação ou aglomeração na noite de sábado", disse.

Conscientização no trânsito

Outro evento, com o intuito de chamar a atenção para o trânsito, foi realizado pelo Samu e pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (STT) no sábado (26) à noite. O objetivo foi conscientizar os cidadãos, em relação aos acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados. Aproximadamente 200 veículos foram abordados e receberam materiais educativos referentes às boas práticas no trânsito. Além disso, a STT levou óculos simulador de embriaguez para que os condutores percebessem o quão perigoso é a condução sob efeito de álcool, e a empresa Triauto Proteção Veicular acompanhou a atividade com um veículo acidentado em cima de um guincho.

Foto: Divulgação

A coordenadora do Samu, Sabrina Lima, destacou a importância da realização do evento. “Nós do Samu ficamos muito contentes com o resultado obtido. A população abordada aceitou muito bem a atividade e os agentes de Trânsito nos informaram que uma blitz de veículos, prevista para ocorrer na avenida, não foi necessária, pois nossa ação inibiu o movimento. Essa parceria com a STT é crucial para promover a conscientização a respeito da importância do trânsito seguro e orientar as pessoas sobre como agir, em situações de emergência, acionando o Samu corretamente. A educação é a chave para prevenir acidentes e salvar vidas.” afirmou.

Com 20 profissionais do Samu e dois da STT, a blitz simbolizou o fim da campanha do Samu em alusão aos 18 anos da sua criação. A comemoração contou com quatro ações distribuídas pelo Centro de Pelotas, Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Mariana Eufrásia e o auditório do Senac.

Operações Integradas, Prefeitura de Pelotas, Lei de Perturbação do Sossego, Pacto Pelotas pela Paz