ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Operações integradas reforçam atuação nos coletivos

Perturbação do sossego também recebeu atenção especial dos agentes de segurança

Por Tânia Magalhães 28-01-2018 | 15:30:00

As operações integradas de segurança, intensificadas nos fins de semana para prevenir, coibir e reduzir os índices de violência – metas do Pacto Pelotas Pela Paz -, concentraram esforços no transporte coletivo e na perturbação do sossego público, na noite de sábado (27) e madrugada do domingo (28), além das ações habituais de abordagens de pessoas, veículos e fiscalização.

Nove ônibus foram abordados. No bairro Pestano, localidade onde se registra o maior número de ocorrências de roubo no transporte coletivo, segundo dados do Observatório de Segurança Pública, foi forte a presença dos agentes de segurança. No Jockey Club, durante realização de festa, o responsável foi notificado e autuado por utilizar o som acima do volume permitido, perturbando o sossego público. Pelo mesmo motivo, efetivos também atuaram na avenida Bento Gonçalves esquina com Barão de Santa Tecla.

Secretaria de Segurança Pública (SSP), Brigada Militar (BM), Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Secretaria de Saúde (SMS/Vigilância) e Guarda Municipal (GM) participaram em parceria nas operações integradas deste fim de semana.

Na noite de sexta-feira (26), para garantir a segurança no encerramento do Festival Internacional de Música do Sesc, no Largo do Mercado Central, atuaram 12 PMs, com quatro viaturas; seis GMs, com três viaturas; dez agentes de trânsito, com quatro veiculos; e fiscais da Saúde.

Das 22h de sábado (27) às 5h da manhã de domingo (28), as operações integradas atuaram nas avenidas Bento Gonçalves e Leopoldo Brod e abordaram 261 pessoas, 51 veículos e expediram 20 autos de infração. Foram recolhidos para o depósito, por irregularidades, cinco motocicletas e um automóvel.

O efetivo de plantão esteve composto por nove agentes de trânsito da STT e cinco viaturas; 10 policiais militares em três viaturas, sete guardas municipais em um veículo; dois agentes da Secretaria de Segurança em um veículo; e três fiscais da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) em uma viatura.

Operações integradas, Perturbação do sossego, roubo nos ônibus