
Os 100 dias de combate intenso à pandemia
Falar sobre o combate à pandemia do coronavírus, nestes primeiros 100 dias de governo, é falar sobre uma luta que se estende há mais de um ano. Enquanto houve um agravamento na situação em Pelotas, a população pôde ver o número de leitos de tratamento intensivo ser ampliado consideravelmente e o processo de vacinação avançar. Restrições, instituídas por decretos municipais, foram fiscalizadas pelos agentes de segurança. Em meio a tudo isso, para garantir uma vida digna, cestas de alimentos, refeições e roupas foram entregues a quem precisa. Junto a isso, as aulas do ensino municipal retornaram para mais de 30 mil alunos.
A expectativa, a partir de agora, é que esse momento da pandemia, considerado o pior, passe. Momento, este, que foi enfrentado, principalmente, com as parcerias firmadas com hospitais, de acordo com a prefeita Paula Mascarenhas. Isso permitiu a ampliação dos leitos de UTI Covid, e ofereceu uma retaguarda hospitalar mais robusta para a população. “Acho que estamos chegando na inflexão da curva com muito trabalho e sofrimento”, frisou.
“Foram 100 dias marcados por isso: ampliação no número de leitos, o agravamento da crise e a vacinação, que é algo que tem nos orgulhado muito e que começou com dificuldades, mas a gente conseguiu aprimorar com parcerias e de uma forma que nos deixa muito satisfeitos. Isso, devido tanto ao número de pessoas imunizadas, quanto pela organização de todo o sistema e conforto que a gente está oferecendo para nossa população”, destacou a gestora municipal.
Além da área da saúde, o combate à pandemia da Covid-19 envolveu a segurança pública, assistência social e educação. Por isso, a seguir, as principais ações realizadas neste primeiro trimestre pela Prefeitura de Pelotas, por meio das Secretarias de Saúde (SMS), Segurança Pública (SSP), Assistência Social (SAS) e Educação e Desporto (Smed), para auxiliar nesta luta, serão expostas.
Saúde
Organização da vacinação
A articulação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Pelotas é, de longe, um dos marcos mais importantes destes 100 dias de governo. De acordo com os dados digitalizados pela SMS até terça-feira (13), 85.446 vacinas já haviam sido aplicadas. Destas, 76.052 são referentes à 1ª dose e 9.394, à 2ª dose. Até a data, ainda restavam 10.944 doses a serem digitalizadas pelas equipes. Sendo assim, das 112.375 vacinas enviadas ao Município, 96.390 já foram aplicadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Processo de vacinação pode ser considerado o marco destes 100 dias de governo - Foto: Michel Corvello
As movimentações para tratar sobre questões referentes à vacinação ganharam força e avançaram na primeira quinzena de janeiro, sendo procedida, na mesma semana, pela capacitação dos profissionais de saúde da rede municipal, que envolveu enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. No dia 19 do primeiro mês do ano, a primeira remessa de vacinas, com 5.650 doses, chegou à sede da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. Nesse mesmo dia, um ato simbólico no Hospital-Escola da UFPel (HE-UFPel) marcou o início da Campanha de Vacinação, com a aplicação em 12 pessoas, representantes dos grupos prioritários.
Profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, moradores e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e indígenas foram os primeiros a serem imunizados, seguindo o Plano Estadual de Vacinação. Com a chegada de novas doses, demais trabalhadores da área da saúde começaram a ser imunizados, bem como idosos acamados e seus cuidadores, e demais idosos, com idade a partir de 85 anos. A previsão da SMS é concluir a vacinação dos idosos ainda no mês de abril.
No final de março, mesmo período em que a imunização chegou às comunidades quilombolas, Pelotas tornou-se o município do interior que mais vacinou contra Covid-19. Neste mesmo mês, a Lei 6.894/2021, que autoriza o Município a adquirir vacinas contra o coronavírus, foi sancionada, e a participação de Pelotas no Consórcio Nacional de Municípios foi confirmada. Já em abril, à medida em que novas doses chegaram, a aplicação chegou à zona rural e aos profissionais da segurança. Mutirões e drive-thrus começaram a ser realizados para dar conta da demanda, e a vacinação também se espalhou para os bairros, em sete escolas municipais, com o objetivo de facilitar o acesso da população.

A previsão é de que todos os idosos estejam vacinados até o final de abril - Foto: Gustavo Vara
Para que tudo isso pudesse ser feito, a estrutura física da Rede Fria foi qualificada, com adequação da rede elétrica das câmaras frias, troca de piso, ampliação do local utilizado para o estoque das vacinas e instalação de ar condicionado no ambiente. Somado a isso, é essencial destacar a agilidade no processo de imunização, garantida pela força tarefa que conta com o apoio da Defesa Civil, do Exército, das Secretarias de Transporte e Trânsito e Segurança Pública, e voluntários das universidades locais e Escolas Técnicas.
Mais contratações
Em 100 dias, com o intuito de manter os serviços de atendimento aos casos de Covid-19 e de auxiliar no processo de vacinação, foram mais de 130 profissionais contratados por meio de seleções públicas. Foram 39 enfermeiros e 37 técnicos de Enfermagem contratados para atuar na linha de frente no combate à pandemia. Para a rede municipal de saúde, foram seis médicos plantonistas, dois técnicos de informática e 28 videofonistas. Junto a eles, foram 11 enfermeiros, 13 técnicos de Enfermagem e um farmacêutico que somaram para atuar no enfrentamento à pandemia e nos reflexos dela.
Leitos ampliados
Em contrapartida, enquanto o processo de vacinação avança, o Município passa por um momento difícil da pandemia, com alta ocupação no número de leitos de tratamento intensivo. Por isso, se fez necessária a ampliação contínua dessas vagas. Pelotas, que iniciou o ano com 40 leitos de UTI Covid, agora conta com 64; um aumento de 60%. Além disso, são 83 leitos de enfermaria, cinco pediátricos de suporte ventilatório, dez de suporte ventilatório e dez pediátricos, totalizando 172 leitos para casos Covid. Eles estão espalhados pela Santa Casa, HE-UFPel, Beneficência Portuguesa, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e Centro Covid.
Segurança Pública
Pelotas iniciou o ano de 2021 em bandeira vermelha, com alto risco existente no município para a infecção pelo coronavírus. Já na 43ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado, no começo do mês de março, a cidade foi classificada em bandeira preta, nível mais grave do sistema de enfrentamento gaúcho à pandemia. Pela primeira vez, o Estado foi visto, por inteiro, na cor preta. O Sistema de Cogestão foi suspenso, e a prefeita Paula Mascarenhas precisou decretar o fechamento de atividades não essenciais, o lockdown, nos fins de semana e feriados.
No que tange ao coronavírus, foram 22 decretos publicados, com o objetivo de instaurar restrições à população como medida de combate à pandemia. Os efetivos da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, agentes de Trânsito e Bombeiros, que compõem as Operações Integradas do Pacto Pelotas pela Paz, foram os responsáveis por ir às ruas, quase que diariamente, fiscalizar o cumprimento das determinações dos decretos, além de coibir a formação de aglomerações e atender denúncias encaminhadas pela população às forças policiais.
De janeiro a março deste ano, foram feitas 95 Operações Integradas, que passaram por 10.003 locais, abordaram 2.761 pessoas e realizaram 19 prisões. Em relação aos veículos, foram 660 abordagens, 158 autuações e 43 remoções. Até o dia 7 de abril, 3.227 autuações foram aplicadas, com base na Lei Nº 6.819/2020, que fala sobre a obrigação do uso de máscara de proteção em ambientes públicos e a proibição de aglomerações. Concomitantemente, ações para reforçar a necessidade do uso de máscara foram realizadas nas ruas pelos efetivos da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Forças de segurança atuam de maneira integrada na fiscalização das medidas de combate ao coronavírus - Foto: Michel Corvello
Em abril, com o objetivo de capacitar os agentes da Guarda Municipal (GM) e qualificar o atendimento à população por meio da tecnologia, tablets foram doados, oriundos da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel). Os equipamentos são utilizados por meio do sistema Guamu 2.0, criado pela mesma empresa que realizou a doação, para facilitar o trabalho dos efetivos, e que entrou em funcionamento de maneira efetiva no início de 2021. Os tablets funcionam 24h, nas viaturas da GM, coletando informações a partir de reivindicações dos cidadãos. A ação, sendo assim, tem relação direta com o Pacto Pelotas pela Paz e nas ações de combate à pandemia.
As forças de segurança também exercem um importante papel no processo de imunização da população em Pelotas. Seja nas escolas municipais ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), selecionadas como pontos de vacinação, a Brigada Militar e Guarda Municipal se fazem presentes, ao lado da Defesa Civil e dos agentes de Trânsito, com o intuito de garantir a segurança de vacinados, seus acompanhantes e todos os profissionais e voluntários envolvidos no processo. O mesmo acontece nos drive-thrus, onde as equipes viabilizam a agilidade e segurança de acesso ao local.
Assistência Social
Garantir a segurança alimentar da população pelotense é uma prioridade para o governo, essencial para as pessoas em situação de vulnerabilidade devido à pandemia do coronavírus. É, também, um dos principais pontos de atuação da Secretaria de Assistência Social (SAS). Neste primeiro trimestre, foram entregues 6.700 cestas básicas, adquiridas pela Prefeitura e alguns itens por doações.
Foram distribuídos, ainda, alimentos a indígenas e quilombolas: foram 12 famílias kaingang e três Guaranis, além de 180 quilombolas, atendidos com cesta básica, encaminhamento para documentação e visita domiciliar. Os indígenas da aldeia Giró, que estavam na Rodoviária da cidade comercializando seus artesanatos, foram auxiliados com cesta básica, roupas, colchões e demais itens para sua manutenção durante sua estadia. Existe, também, uma ação integrada com o Assentamento Herdeiros da Resistência, que reúne 19 famílias.
No primeiro dia do mês de abril, a Prefeitura iniciou a campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene e limpeza, dentro do processo de vacinação contra a Covid-19 no drive-thru e nas escolas. As doações são entregues à SAS e destinadas a famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras.

Campanha de arrecadação de alimentos ocorre no Centro de Eventos e nas escolas municipais - Foto: Rodrigo Chagas
O Plantão Social atendeu, no trimestre, em torno de 3.600 pessoas, inclusive para acolhimento devido ao sentimento de isolamento causado pela pandemia. Vale ressaltar que migrantes também são atendidos na SAS, sendo, a maioria, venezuelana e boliviana. Por dia, são cerca de 50 peças de roupas distribuídas. Em fevereiro, foram entregues 450 peças masculinas, 700 peças femininas e 1.050 infantis. Já em março, os números foram de 450 masculinas, 1.120 femininas e 900 infantis.
Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) - Areal, Centro, Fragata, São Gonçalo, Três Vendas e Z3, totalizaram 6.522 atendimentos neste primeiro trimestre, com acesso ao Cadastro Único, atualização, informações quanto tarifa social, cestas básicas, roupas e encaminhamento para redes de apoio. Já os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) - Creas I e II -, que cuidam de situações de violação de direitos, totalizaram 300 atendimentos em cada mês. O Centro da Mulher, por sua vez, seguiu seus atendimentos e inovou no mês de março, com propostas de empoderamento feminino.
Os atendimentos aumentaram, também, no Centro Pop. Em três meses, o local atendeu em torno de 200 pessoas em situação de rua, orientando quanto aos cuidados com saúde e higiene, acesso à alimentação, documentação e roupas. Essa clientela do serviço é, em sua maioria, de usuários de crack ou outras drogas, e o restante com transtornos mentais. No Restaurante Popular, foram 435 refeições fornecidas diariamente.
Educação
A área da educação foi uma das mais afetadas pela pandemia. O contexto escolar precisou ser totalmente reconfigurado, e uma das principais características foi a adoção do ensino não presencial, de modo a preservar a vida de todos os envolvidos. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) construiu o Plano de Volta às Aulas 2021, configurado por meio de quatro diretrizes, que unem o processo de ensino-aprendizagem e a prevenção à disseminação do coronavírus no ambiente escolar: gestão das medidas sanitárias, gestão pedagógica, gestão da comunicação e gestão de pessoas.
O Município possui uma rede de ensino grande, com 93 escolas, 30 mil alunos e quase 3.900 professores, sendo nomeados até o momento 172 trabalhadores da educação. Houve o aumento, em aproximadamente 30%, da procura por vagas na rede pública municipal e a Prefeitura aumentou o número de vagas oferecidas em mais de 10% até o momento. Cada escola organizou a volta às aulas não presenciais, utilizando como recurso didático seis formas de mediação do processo ensino-aprendizagem, de acordo com as possibilidades existentes na realidade de cada escola, que são: Facebook, Whatsapp, Plataforma Google para a Educação, E-mail, Telegram e material impresso.
Quanto à utilização da plataforma Google para a Educação, foi realizada a capacitação básica de 250 professores multiplicadores da rede municipal e, até o final de abril, outros 250 professores concluem formação, que depois se estende a outros profissionais. A utilização da plataforma não é obrigatória, mas a expectativa é que ela seja utilizada por toda a rede municipal.
Em relação à infraestrutura escolar, foram executadas ações nas áreas de engenharia, alimentação, transporte e informática. Vale destacar que, no que diz respeito à alimentação escolar, optou-se pela estratégia de distribuir o estoque de alimentos que já estavam nas despensas das escolas diretamente aos alunos, priorizando alunos/famílias em estado de maior vulnerabilidade/necessidade. No que se refere aos gêneros alimentícios que se encontravam no depósito do Setor de Alimentação Escolar foram montados Kits, que têm sido encaminhados às escolas para distribuição aos alunos/famílias da rede municipal de ensino com maior vulnerabilidade.
Ainda em relação à alimentação escolar, está sendo preparado processo licitatório para aquisição de cestas de alimentos (kits), em substituição da merenda escolar destinada aos alunos da rede municipal de ensino (educação infantil e ensino fundamental), bem como filantrópicas e assistenciais, atendidas pelo PNAE/FNDE. E no que diz respeito ao transporte escolar, os materiais impressos das atividades de ensino-aprendizagem estão sendo levados aos alunos que utilizam esse serviço.
De forma a assessorar as escolas foram realizadas reuniões sistemáticas com as equipes diretivas e professores para orientação e coordenação da organização das atividades escolares, pedagógicas e docentes, dando início ao processo sistematizado de formação continuada de professores, por meio de reuniões, cursos, encontros, webinários de capacitação, trazendo mais humanidade, acolhimento e compartilhamento de experiências. Além disso, houve a promoção do diálogo entre a Smed, escolas e comunidade, tendo sempre em mente que quando for possível o retorno à escola, de professores e alunos, haverá a preparação para o Ensino Híbrido.
