ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pacto para as Crianças é apresentado aos membros do Conssedi

Prefeita Paula Mascarenhas detalhou o projeto e pediu o apoio dos conselheiros do órgão para lançar a nova política pública ainda neste ano

01-09-2022 | 14:19:13

“O que você mudaria em sua cidade se a experimentasse com 95 centímetros de altura?”. Essa foi a pergunta feita pela prefeita Paula Mascarenhas aos membros do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi), secretários e assessores do Município, durante reunião ordinária do órgão consultivo, nesta quinta-feira (1º), no Pelotas Parque Tecnológico. O questionamento foi motivado pelo novo projeto da Prefeitura que está sendo construído e vai se chamar Pacto Pelotas para as Crianças, com o objetivo de transformar a cidade para atender as necessidades das crianças, que nos seis primeiros anos de vida, a Primeira Infância, têm, em média, a estatura de 95 centímetros.  

Fotos: Gustavo Vara

Acompanhada da secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmen Roig, e da coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, que estão a frente da proposta, a chefe do Executivo relatou as etapas pelas quais passou até esse momento. 

O Município está inserido em projetos da Rede Brasileira Urban95 há bastante tempo, a qual foi criada pela parceria entre a Fundação Bernard van Leer e o Instituto Cidades Sustentáveis, para estimular e fortalecer programas e políticas públicas que aliem desenvolvimento urbano sustentável e a Primeira Infância. A partir dessas experiências, em julho deste ano, a prefeita participou de uma capacitação internacional na Universidade de Harvard, na cidade de Boston (EUA), sobre o tema. De posse de todos esses conhecimentos, teve início a elaboração de uma nova vertente do Pacto Pelotas pela Paz, agora voltado para as crianças e suas famílias.

“Para que possamos transformar de verdade vidas, como temos feito com o nosso projeto de segurança pública, precisamos que a sociedade se aproprie disso, os empresários, as universidades, e que os cidadãos entendam e participem dessa construção. A gente sabe que se nessa fase da vida, temos uma criança que é amada, bem alimentada, cuidada e estimulada, ela já foi salva da violência e da insegurança com o futuro. Mas, mais do que isso, também a salvamos da exclusão, porque essa criança, recebendo os estímulos adequados, permanentes e na medida necessária, vai se desenvolver melhor intelectualmente, terá condições de se defender e buscar o seu caminho, e não existe nada mais importante que isso”, afirmou a prefeita de Pelotas. 

A construção do primeiro mini parque, na região da Bom Jesus, também foi detalhada. Conforme disse a prefeita, o projeto nasceu de escutas feitas com crianças e suas famílias, que frequentam escolas municipais. Esse grupo indicou quais eram as necessidades das áreas onde moram e dos caminhos que percorrem. Por meio de desenhos dos pequenos e outras estratégias, os gestores públicos chegaram à conclusão que uma rota acessível e estimulante, com áreas verdes e brinquedos poderia ser um diferencial para essas pessoas, mudando a vida das famílias, que também vão se sentir responsáveis por esses espaços. “Todas essas crianças serão a sociedade do futuro, estarão aqui participando do Conssedi, decidindo os rumos da nossa cidade. Então, se nós conseguirmos que todas, não só aquelas das classes mais abastadas, mas, também, as de origem mais humilde, recebam esse estímulo e proteção, vamos crescer enquanto sociedade”, falou Paula aos conselheiros. As obras do mini parque tiveram início em agosto e devem ser concluídas até o final deste ano, quando também está previsto o lançamento do Pacto para as Crianças. 

Fotos: Gustavo Vara

Representantes das entidades que integram o Conssedi e secretários municipais também apresentaram algumas sugestões para a nova política publica direcionada às crianças, como por exemplo o projeto Bombeiro Mirim, que já atua com crianças de dez a 12 anos e poderá ser parceiro da proposta.

Participaram do encontro a presidente do Conssedi e diretora executiva do Parque Tecnológico, Rosâni Ribeiro, o assessor técnico do órgão, Maurício Martins, os secretários municipais de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, e de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, os diretores-presidentes da Coinpel, Leandro Félix, e do Sanep, Michele Alsina, o assessor de Projetos Especiais, Luiz Van der Lan, e o coordenador da Defesa Civil do Estado na Região Sul, tenente-coronel Marcio Facin, além de representantes do Sesc e do Sebrae, da OAB Pelotas, do Sinduscon Pelotas, do Corpo de Bombeiros Militar, da Associação Comercial, das universidades Católica e Federal, entre outros.

Pautas do Conssedi

Além de ações voltadas à Primeira Infância, a reunião ordinária do Conssedi também tratou dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODSs), pauta que está no Plano de Governo da Administração Municipal. Foram apresentados indicadores do programa Cidades Sustentáveis, com o objetivo de avançar em áreas como saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Tags

pacto pelotas pela paz, pacto pelotas pelas crianças, primeira infância, rede urban95, Fundação Bernard van Leer

Carregando 0%
Carregando 0%