ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pacto Pelotas pela Paz se conecta com experiências na Colômbia

A política pública foi apresentada no simpósio realizado pela rede Peace in Our Cities, que reuniu líderes das Américas, África e Europa para debater ideias e compartilhar experiências sobre redução e prevenção à violência

Por Marina Amaral 27-06-2023 | 18:43:19

A equipe do Pacto Pelotas pela Paz esteve presente, durante a última semana, no Simpósio Peace in Our Cities: inovações na redução da violência urbana, nas cidades colombianas de Medellín e Palmira. A iniciativa da Prefeitura foi apresentada durante o evento que teve como objetivo reunir líderes de cidades e organizações das Américas, África e Europa para discutir ideias inovadoras sobre redução e prevenção à violência urbana.

Mais de 20 cidades estiveram representadas no simpósio e compartilharam soluções em conjunto, com membros do governo e sociedade civil, em visitas de campo nas duas cidades da Colômbia. Foi uma oportunidade, conforme destacou a coordenadora executiva do Pacto, Aline Crochemore, de divulgar as ações e resultados da política municipal.

"O encontro foi extremamente importante para estabelecermos cooperação, em nível global, com diversas cidades e instituições presentes no evento. Estamos conectados com as melhores experiências para prevenir a violência e promover a paz, o que nos inspira para o aprimoramento das ações no Pacto. Além disso, os resultados e sistema de governança que construímos em Pelotas são reconhecidos como referência que inspira as demais cidades da rede", afirmou Aline.
Fotos: divulgação/Pacto Pelotas pela Paz

No simpósio, os participantes puderam compartilhar e assimilar exemplos de sucesso em áreas como intervenção na primeira infância, sistemas abrangentes de assistência social e estratégias inclusivas de planejamento urbano, bem como parcerias comunitárias e cooperação com organizações internacionais. A assessora de Planejamento Estratégico do Pacto, Esmeralda Faria, também esteve presente.

Do Brasil, estiveram no encontro apenas as cidades de Pelotas, Niterói e Rio de Janeiro. Todas as despesas de participação foram custeadas pela Peace in Our Cities.

A rede Peace in Our Cities

A Peace in Our Cities é uma rede de 23 cidades e 40 parceiros comunitários e internacionais, que se estabeleceu como plataforma pioneira para estimular as trocas de experiências, a fim de reproduzir boas práticas, além de defender metas ousadas para a redução da violência urbana pela metade até 2030. Pelotas integra a rede desde 2021.

A iniciativa busca trabalhar com líderes e parceiros das cidades para reduzir a violência urbana, criando plataformas concretas, participativas e baseadas em evidências. O programa tem como base a paz, a justiça e a inclusão, realizando o trabalho de construção de pontes entre municípios, além de oferecer serviços e facilitar pesquisas.

Pacto Pelotas pela Paz, Medellin, Pacto