Primeira oficina ocorrerá em julho, com premiado dramaturgo porto-alegrense. Em um primeiro momento, todas as atividades serão on-line

Parceria entre Prefeitura e Sesc/RS movimenta Theatro Sete de Abril

Primeira oficina ocorrerá em julho, com premiado dramaturgo porto-alegrense. Em um primeiro momento, todas as atividades serão on-line
Por Ascom 13-05-2021 | 16:53:18
Tags: teatro , dramaturgia , iluminação cênica

Uma nova parceria entre a Prefeitura de Pelotas e o Sistema Fecomércio-Sesc/RS promete colocar em movimento uma série de atividades, no Theatro Sete de Abril, a partir do segundo semestre deste ano. Em um primeiro momento, todas as atividades, gratuitas e abertas à comunidade, serão 100% virtuais, devido à pandemia do novo coronavírus. A primeira oficina, já confirmada, será sobre dramaturgia escrita (texto teatral) e ocorrerá em julho com o premiado dramaturgo porto-alegrense Diones Camargo. Também está confirmada uma segunda oficina, de iluminação cênica, com o experiente iluminador teatral paulista Guilherme Bonfanti.

Em 12 de abril, o diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, reuniu-se, on-line, com representantes do Sistema Fecomércio-Sesc/RS: coordenadora de Artes Cênicas Sesc/RS, Jane Schoninger; gerente do Sesc Pelotas, Luís Fernando Parada; e agente de Cultura da unidade Pelotas, Lucas Vidal. No momento, foi confirmada a aprovação da parceria pela direção nacional da instituição. No encontro, o Sesc colocou à disposição da Prefeitura uma série de atividades voltadas ao teatro e ao fazer teatral, que a instituição passará a disponibilizar em todo o país.  

O carro-chefe é o Sesc Dramaturgias, um programa que oferecerá oficinas gratuitas de dramaturgias da escrita, da dança, de iluminação técnica, de produção e, também, circenses. A instituição ainda colocará em prática, a partir de junho, o projeto Plataforma em Cena, com apresentações virtuais de 17 grupos teatrais que haviam sido selecionados no Palco Giratório de 2019, e não chegaram a se apresentar devido à pandemia. Dentro dessa Plataforma, serão realizadas atividades relativas à “Experiência sobre o Espetáculo”, com debates, vídeos, entrevistas e lives, e oficinas gratuitas de 12 horas.

O Sistema Fecomércio-Sesc/RS também planeja promover um novo Palco Giratório on-line, com apresentação de espetáculos, oficinas, bate-papos e residência artística, e também ofereceu, à Prefeitura, o projeto infantil “Teatro a Mil” voltado a crianças de escolas públicas.

Dramaturgia escrita

A escolha das duas primeiras oficinas que serão oferecidas em Pelotas deu-se em conjunto com a coordenadora do Curso de Teatro da UFPel, Fernanda Fernandes. 

A oficina realizada por Diones Camargo terá 20 horas de duração, em dez encontros de duas horas cada, e deve ocorrer nos finais de semana para possibilitar que estudantes de Teatro e Dramaturgia possam participar. É voltada, sobretudo, a atores e performers, mas será aberta ao público em geral. As inscrições serão em junho, em data a ser divulgada em breve.

Seis prêmios em dramaturgia

Dramaturgo e roteirista, Diones Camargo é autor de cerca de 20 peças, entre elas "Andy/Edie" (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005); "Último Andar" (Bolsa Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007); "Teresa e o Aquário" (VIII Prêmio PalcoHabitasul - Melhor Roteiro); "Os Plagiários" (Prêmio Açorianos de Teatro 2012 - Melhor Dramaturgia); "Parque de Diversões" (Prêmio Açorianos de Teatro 2016 - Melhor Dramaturgia) e "A Mulher Arrastada" (Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo 2018). A dramaturgia de Camargo foi encenada por algumas das mais importantes companhias de teatro do Rio Grande do Sul, e quatro de seus textos foram publicados e encenados no exterior (Portugal, Cuba, Uruguai, Espanha e Singapura). 

Paralelamente às atividades de escrita, o autor ministra regularmente a oficina Dramaturgia Líquida – Assimilação de Influências no Texto Teatral e participa de projetos ligados à pesquisa em dramaturgia e sua relação com as multilinguagens.

Atualmente, Camargo coordena o Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre (RS), coletivo pioneiro na cidade que conta com 15 autores em atividade na cena local, no qual pesquisam a relação da escrita autoral e os pontos de intersecção entre essa e diferentes linguagens, tais como o Teatro, o Cinema, a Performance e as Artes Visuais.

Notícias Relacionadas

Dia do aniversário é celebrado com música, dança, teatro e circo

Dia do aniversário é celebrado com música, dança, teatro e circo

Semana de Pelotas traz shows musicais, dança e carnaval neste domingo

Semana de Pelotas traz shows musicais, dança e carnaval neste domingo

Painel Mulheres Negras na História de Pelotas será lançado neste sábado (5)

Painel Mulheres Negras na História de Pelotas será lançado neste sábado (5)

Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado

Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado