Reitores da UFPel e IFSul expuseram situação diante do bloqueio recente dos recursos

Paula apoia mobilização de instituições de ensino federais

Reitores da UFPel e IFSul expuseram situação diante do bloqueio recente dos recursos
Por César Soares 06-12-2022 | 19:41:35
Tags: educação, apoio, verbas, federais, UFPel, IFSul

Fotos: Gustavo Vara

A prefeita Paula Mascarenhas esteve reunida, na tarde desta terça-feira (6) com os reitores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Isabela Andrade e Flávio Nunes, respectivamente. O encontro foi para apresentar à prefeita a situação de bloqueio dos recursos das instituições federais de ensino que inviabiliza pagamentos de uma série de contratos e despesas de custeio como as bolsas de auxílio aos estudantes, o que consequentemente gera impacto negativo na economia local.

Durante a reunião os reitores, acompanhados dos demais integrantes do Comitê de Crise - criado na manhã desta terça - detalharam a situação dos bloqueios de recursos orçamentários e financeiros por parte do Ministério da Economia, na última quinta-feira. A medida atinge diretamente em torno de quatro mil estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel. A maior preocupação, segundo a reitora, é com o pagamento das bolsas e auxílios estudantis que deveriam ter sido pago na segunda-feira (5), o que não foi possível devido ao bloqueio.

Ao todo, entre os compromissos das duas instituições, são valores em torno de R$ 15 milhões que deixam de circular na cidade. "É uma situação mais grave do que parecia inicialmente porque não só cortes foram feitos como todo o financeiro foi recolhido, estão sem liquidez nenhuma para quitar os compromissos, isso é gravíssimo e, obviamente, muito preocupante para a economia do município que já vem combalida pela queda da arrecadação do ICMS, com impacto de quase R$ 60 milhões para esse ano. E agora, esse recurso que seria injetado na economia deixa de vir, isso é muito negativo. Estou ao lado das instituições, me coloco à disposição e assumo o compromisso de lutar na busca de alternativas", disse Paula. 

Acompanhando os reitores estavam os pró-reitores da UFPel de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior; de Assuntos Estudantis, Rosane Brandão; de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro; a coordenadora de Inclusão e Diversidade, Airi Sacco e o assessor do Gabinete da Reitoria, Marco Aurélio Romeu Fernandes. A chefe de gabinete da prefeitura, Kelli Baum, também participou da reunião.

Notícias Relacionadas

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

Pelotas apoia Enani 2024

Pelotas apoia Enani 2024

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe