ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula apresenta Pacto Pelotas pela Paz na Suíça

Projetos de prevenção social e repressão da violência e redução dos índices criminais foram explanados na segunda reunião da Halving Global Violence Task Force, em Genebra. Paula é a única prefeita convidada a expor uma experiência municipal no evento

Por Marina Amaral 12-09-2022 | 14:15:50

Esta segunda-feira (12) foi marcada pelo início da segunda reunião da Halving Global Violence Task Force (Força Tarefa para Redução da Violência Global pela Metade), evento internacional no qual a prefeita Paula Mascarenhas foi convidada para apresentar o Pacto Pelotas pela Paz e a redução dos índices criminais fruto das ações e projetos que integram a política pública. O seminário acontece em Genebra, na Suíça, até terça-feira (13).

Paula é a única prefeita expondo uma experiência municipal no evento, que é organizado pelo Pathfinders’ Movement to Halve Global Violence (Movimento dos Desbravadores para Reduzir a Violência Global pela Metade). O relato do plano de segurança pública de Pelotas chamou a atenção dos demais gestores e representantes de instituições internacionais ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU).

“Vim falar sobre o Pacto Pelotas pela Paz e as estratégias que desenvolvemos em Pelotas para reduzir a violência em mais de 70% em cinco anos. Foi feita a explanação sobre as políticas de prevenção social e repressão. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento internacional do trabalho coletivo feito no município, o qual vem trazendo resultados para a nossa comunidade”, frisou a chefe do Executivo pelotense.
Foto: divulgação/Pacto Pelotas pela Paz

Foram feitas perguntas sobre apreensão de armas de fogo em Pelotas - dado que tem apresentado aumento nos últimos anos -, a participação da comunidade nas decisões que envolvem a segurança pública e demais questões e o investimento na qualificação de áreas públicas. A partir de um questionamento sobre os projetos de prevenção e o trabalho voltado à primeira infância, a prefeita aproveitou para detalhar o Pacto Pelotas pelas Crianças, projeto que está em fase de construção e será lançado ainda neste ano.

Momento de partilha de experiências e definição de novos desafios

O evento integra o movimento Peace in our Cities, do qual Paula será representante. Pelotas se tornou, em 2021, uma cidade membro desta rede, que tem como principal objetivo prevenir e reduzir os índices de violência urbana a nível global e construir a paz, a partir de ações e ferramentas desenvolvidas com base em evidências e conhecimento científico. Quando a adesão ao programa foi feita, foi colocada a meta de diminuir 50% da violência urbana até 2030, o que está relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Pathfinders, uma das organizações responsáveis pelo fomento a esta rede, tem como base a paz, justiça e inclusão, realizando o trabalho de construção de pontes entre municípios, colocando cidades em contato com outras experiências ao redor do mundo que partilham dos mesmos objetivos e metas relacionados à redução da violência.

Assim, a Task Force consiste em uma coalizão de gestores e líderes empenhados em transformar os objetivos dos ODS para a paz em realidade e alcançar uma redução de 50% na violência global até 2030. O seminário será, portanto, um momento de partilha da rede, no qual serão destacados os progressos alcançados no último ano e definidos os próximos desafios a serem enfrentados, bem como estratégias e prioridades para o próximo ano.

pacto pelotas pela paz, genebra, suíça, halving global violence task force, pathfinders, peace in our cities