Tema foi tratado em Audiência Pública promovida pela ANTT para apresentar a viabilidade de novas praças de pedágio na BR 116 e outras três rodovias federais do estado

Paula defende ampliação do debate sobre novas concessões de rodovias

Tema foi tratado em Audiência Pública promovida pela ANTT para apresentar a viabilidade de novas praças de pedágio na BR 116 e outras três rodovias federais do estado
Por César Soares 11-11-2022 | 16:01:25
Tags: concessão , rodovias , ANTT , BR116 , Pedágios

A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta sexta-feira (11), da Audiência Pública 10/2022, promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. O encontro foi para apresentar e discutir o Estudo de Viabilidade para a concessão de novos trechos de rodovias federais no Rio Grande do Sul e a instalação de novas praças de pedágio. Por meio de videoconferência, a gestora manifestou preocupação com a possibilidade de instalação de mais três praças de pedágio entre Pelotas e Porto Alegre.

Audiência pública foi presencial e por videoconferência. Fotos: reprodução internet.

A chefe do Executivo pelotense falou não ser contra as concessões, mas que não pode ser possível que haja um concessão, especialmente para a BR 116 sul, onde já há uma antiga em curso, criando uma nova modelagem. "É preciso contextualizar a realidade regional, pois essa é a principal ligação do norte do estado com o principal Porto gaúcho. E essa ligação tem sua importância estratégica para a economia. Além disso, em janeiro, temos um novo governo assumindo e precisamos saber o que pensa o novo governo sobre essas concessões. Por isso sugiro que ampliemos as discussões, se traga para a região os debates, para que possamos tomar a decisão mais inteligente e razoável", apontou Paula. 

O encontro híbrido começou com uma explanação detalhada, feita por representantes da ANTT, do Programa de Exploração da Rodovia e dos Estudos de Viabilidade para concessão do sistema rodoviário que compreende as BRs 116/158/290/392/ no estado Durante a apresentação do planejamento foram mostradas as possíveis vantagens no que se refere a melhorias do estado geral das rodovias, com segurança, redução de acidentes, redução de custos operacionais e de perdas logísticas, dentre outras. Conforme o estudo, os investimentos previstos num prazo de 30 anos seriam em torno de R$ 4,4 bilhões com duplicações, travessias urbanas e manutenção, envolvendo, diretamente, 28 municípios.

O deputado Federal de Pelotas, Daniel Trzeciak (PSDB), também mencionou a atual concessão que já existe na região sul, desde 1998, com valores exorbitantes, reiterando que é preciso considerar o que já foi pago neste período e toda economia que foi prejudicada em função das altas tarifas. O parlamentar ainda apresentou uma projeção de valores, caso mais três novas praças fossem implantadas na BR 116, mostrando que com valores atuais, um caro simples pagaria, entre Rio Grande e Porto Alegre, ida e volta, em torno de R$ 126,00. "Além de todo o impacto no desenvolvimento econômico e na competitividade da região, não vejo como momento oportuno, mais adequado, para fazer essa discussão quando faltam menos de dois meses para uma mudança de governo, uma nova gestão: não sabemos, por exemplo, qual será o posicionamento do próximo ministro da Infraestrutura", avaliou Trzeciak.      

Os trechos e rodovias que integram a concessão

O estudo de viabilidade para do Programa de Exploração de Rodovias para o Rio Grande do Sul corresponde a uma extensão total de 674,10 km está composto pelas rodovias BR-116/RS, entre Porto Alegre/RS e Camaquã/RS; BR-290, entre o entroncamento com a BR-116/RS ( sentido Guaíba/RS) e o entroncamento com a BR-392/RS (São Sepé/RS); BR-158/RS - entre o entroncamento com a BR-285/RS (Panambi/RS) e o entroncamento com a BR-392/RS (Santa Maria/RS); e, BR-392 - entre o entroncamento com a BR-158/RS (Santa Maria/RS) e o entroncamento com a BR-471/RS (Santana da Boa Vista Maria/RS). 

Ao todo seriam 13 novas praças de Pedágios, localizadas nestes trechos, nas cidades de Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Camaquã, Butiá, Pantano Grande, Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, São Sepé, Cruz Alta e Júlio de Castilhos. O prazo para a finalização do estudo e aprovação se estende até 2025.

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Município busca apoio do governo federal para reconstrução e prevenção

Município busca apoio do governo federal para reconstrução e prevenção

Marroni recebe secretário nacional de Proteção e Defesa Civil

Marroni recebe secretário nacional de Proteção e Defesa Civil