
Paula destaca ações para Primeira Infância em Pelotas
O processo de construção do Plano Municipal para Primeira Infância e as ações desenvolvidas no município para os pequenos foram destacados pela prefeita Paula Mascarenhas para representantes do Instituto da Infância (IFAN), organização que desenvolve ações de prevenção e cuidados a crianças no país.
Paula destacou a trajetória do Pacto Pelotas pela Paz, que desenvolve, desde 2017, programas direcionados às crianças, com estratégias de prevenção à violência. Existem trabalhos dedicados a auxiliar jovens que engravidaram precocemente, assim como acompanhamento de recém-nascidos e fortalecimento de vínculos entre pais e cuidadores e os pequenos, além da atuação nas escolas. Mais recentemente, ocorreu a adesão às atividades da Rede Brasileira Urban95, que busca mudanças urbanísticas em cidades voltadas aos pequenos.
“É essencial ter um governo municipal que olhe para as crianças. Nossa missão maior é cuidar da cidade e das pessoas, e por isso devemos voltar o olhar, em primeiro lugar, para aquelas que iniciam a vida, as quais têm maior chance de serem protegidas e se tornarem adultos mais seguros e capazes. Precisamos colocar todas as políticas públicas dos projetos voltados a esse público em uma sequência lógica, com critérios e metas, a fim de organizar o que vem sendo feito de forma a ter sentido e perenidade, e envolver toda a sociedade”, pontuou a prefeita.
O processo de criação do PMPI de Pelotas teve início em abril de 2021, quando a prefeita conheceu o projeto Primeira Infância da Rede Urban95. Em junho, foi instituído o Comitê Intersetorial, que reúne representantes de todas as secretarias. Já em novembro, o diagnóstico da Primeira Infância da cidade foi apresentado. O último passo dado foi em março deste ano, com a oficina de construção do planejamento estratégico. A previsão é que o Plano Municipal para Primeira Infância da cidade seja concluído e aprovado ainda no primeiro semestre de 2022.
“Pelotas tem sido uma referência para nós e é muito importante que seja dada essa motivação para outros prefeitos. Vamos passar o recado para que outros gestores também se interessem”, afirmou Ely Harasawa, consultora do IFAN, que participou do encontro junto de Nina Ribeiro, também integrante da entidade.
Notícias Relacionadas

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana