ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Paula detalha em Porto Alegre projeto do Iconicidades de Pelotas

Gestora apresentou a proposta de revitalização do prédio do antigo Banco do Brasil, em evento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS)

Por César Soares 19-11-2022 | 09:18:18

Nesta quinta-feira (18), mais um símbolo do patrimônio cultural esteve em evidência na capital do Estado. A prefeita Paula Mascarenhas participou do penúltimo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, evento realizado pelo Conselho da categoria, o CAU/RS. Na ocasião, a gestora apresentou o projeto de revitalização do prédio 67, da Praça Coronel Pedro Osório, diagonal a prefeitura de Pelotas, por meio do Programa Iconicidades do governo do Estado.

Trienal em Porto Alegre. Prefeita reunida com equipe Hiperstudio vencedora do projeto de Pelotas. Fotos: Bianca Niekel.

Paula detalhou a proposta, o projeto elaborado para o local e os impactos que isso terá para este que é um dos prédios integrantes do conjunto arquitetônico do centro histórico de Pelotas. “Participei com muita satisfação de uma Mesa Institucional sobre o Iconicidades, promovida pelo CAU, onde pude falar das peculiaridades e da importância desse projeto que vai nos permitir a revitalização deste prédio, gerando desenvolvimento, inovação, incentivo ao turismo e à formação profissional”, explicou a chefe do Executivo que também se encontrou com os arquitetos, autores do projeto arquitetônico vencedor de Pelotas.

No final de julho, o governo do Estado divulgou as equipes vencedoras do concurso público para elaboração dos projetos arquitetônicos das cinco cidades gaúchas que serão contempladas pelo programa Iconicidades.

A revitalização do prédio

Por meio de uma parceria da Fecomércio/RS, o Município inscreveu, no programa Iconicidades, a proposta de revitalização da edificação localizada na esquina da praça Coronel Pedro Osório. Na prédio que, por muitos anos, funcionou a primeira agência do agência do Banco do Brasil e também a a Secretaria Municipal de Finanças. Para o local estão previstos a instalada a Escola de Gastronomia do Senac e um memorial do doce de Pelotas.

O Iconicidades

Lançado em junho do ano passado, pelo governo do Estado, o programa Iconicidades trouxe como meta fazer frente ao desafio de tornar as cidades gaúchas mais inovadoras, criativas e empreendedoras. A ideia principal foi a de ressignificar e estimular a retomada de espaços arquitetônicos icônicos em várias regiões, requalificando e recuperando ambientes e espaços que integrem da identidade cultural e histórica das comunidades.

Iconicidades, Trienal, CAU, Arquitetura e Urbanismo