
Paula detalha inovações digitais em Pelotas em evento online
Pelotas é uma cidade que busca sempre a eficiência e a ampliação dos serviços públicos por meio da inovação tecnológica. Essa foi a definição apresentada pela prefeita Paula Mascarenhas durante participação no webinar "O uso da tecnologia para desenvolver as cidades no novo cenário das administrações públicas", promovido pelo portal Rede Cidade Digital, nesta terça-feira (15). Também participaram do evento as cidades de Bagé e Uruguaiana.
Prefeita participa de webconferência. Fotos: Michel Corvello.
Paula abriu o painel salientando a importância do investimento em modernização e das ferramentas tecnológicas para combater o que ela chama de descompasso entre o tempo da sociedade digital e o tempo da burocracia governamental, que geram um distanciamento muito grande entre o cidadão e o serviço público. "A tecnologia é fundamental. Ela nos permite gerir bem a informação para quem precisa tomar as decisões e, também, fornecer informação de qualidade para os usuários, para o contribuinte", frisou Paula.
A gestora explicou que o Município já conta com cerca de 60 sistemas digitais elaborados pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) e apresentou alguns direcionados aos servidores e aos cidadãos, como o Pelotas Digital que é o portal dos serviços disponíveis, como o pagamento de tributos, notícias da Prefeitura e relacionadas a saúde, a gestão da cidade, além de informações sobre empreendimentos, alvarás, o atendimento do Procon e outros.
Em sua apresentação, a prefeita também destacou a criação do Painel Covid-19, para a transparência dos dados e informação sobre a pandemia, explicou sobre a Farmácia Municipal Online que informa sobre a disponibilidade de medicamentos, e detalhou o agendamento da vacinação infantil, o boletim escolar online para os pais e responsáveis dos estudantes e, por fim, o Sisleg, uma ferramenta que permite quase em tempo real o acompanhamento das ações da Câmara Municipal, como demandas e números de proposições solicitadas, os projetos de leis em votação e posições dos parlamentares para facilitar a relação diária com o Legislativo.
"Precisamos da tecnologia para estreitar a relação entre o governo e a sociedade, e fazer com que o tempo do governo se aproxime do tempo da tecnologia, que é o tempo dos usuários do serviço público. As pessoas têm uma facilidade enorme com a tecnologia, e costumo chamar o Estado de 'paquiderme', pois ele está sempre correndo atrás. Isso dificulta a construção da credibilidade e gera um afastamento do cidadão dos governos, da política, da gestão pública, então a tecnologia tem que servir de instrumento para essa aproximação", definiu a gestora pelotense.
O evento ainda contou com a participação da coordenadora geral de Projetos de Infraestruturas do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, A representante do órgão federal trouxe detalhes das políticas públicas de conectividade, disponíveis atualmente, como os programas Wi-Fi Brasil, Cidades Conectadas e os compromissos de cobertura para as operadoras de telecomunicações, como a implantação do sistema 5G, além de especialistas que apresentam soluções em desenvolvimento tecnológico para as administrações públicas.
Webinar da Rede Cidade Digital
Esse seminário online (webinar) faz parte de uma série de encontros proporcionada pela Rede Cidade Digital, que propõe trazer soluções e informações às prefeituras de maneira a contribuir com o processo de modernização da máquina pública e atenuar os resultados negativos provocados pela crise do coronavírus nas cidades. A ideia é colocar a tecnologia, cada vez mais, como essencial para o monitoramento e acessibilidade dos serviços municipais prestados.
A Rede Cidade Digital é uma iniciativa de estímulo ao surgimento de localidades conectadas e eficientes e realiza desde 2012, em parceria com Municípios e associações, eventos gratuitos para prefeitos, gestores e vereadores pelo país.